Nosso Lugar: centro de acolhimento e alternância da UFFS
Palavras-chave:
arquitetura e urbanismo, acolhimento estudantil, permanência universitária, estudantes indígenas, pedagogia de alternânciaResumo
“Nosso Lugar” é um projeto que nasceu do desejo de criar espaços de acolhimento para estudantes indígenas e para aqueles que participam de cursos em regime de alternância vinculados ao Pronera, nos campi da UFFS em Chapecó/SC, Erechim/RS e Laranjeiras do Sul/PR. Muitos desses estudantes vêm de regiões distantes e, ao chegarem à universidade, não dispõem de moradia adequada, sendo obrigados a permanecer de forma improvisada em auditórios ou outros espaços improvisados, o que torna urgente a criação de estruturas que favoreçam sua permanência, integração e aprendizado.
A proposta inicial foi desenvolvida em 2024 no Labcroki pelo projeto de extensão “Espaços de acolhimento indígena na UFFS”, em parceria com a Secretaria Especial de Obras da UFFS e busca atender às necessidades práticas dos estudantes das turmas de alternância, oferecendo dormitórios, áreas de estudo, espaços de alimentação e convivência, permitindo que eles se sintam acolhidos e possam se concentrar nos estudos. Além disso, reconhece a importância de ambientes que respeitem e reflitam a diversidade cultural indígena, promovendo pertencimento e fortalecendo a identidade no contexto universitário.
A metodologia utilizada neste projeto é participativa e colaborativa, envolvendo diálogos com estudantes das turmas de alternância, representantes indígenas, comissões de paisagismo, coordenação administrativa e direções de campus. Esse processo permitiu identificar necessidades comuns e orientar decisões de projeto, desde estudos iniciais de implantação e volumetria até o detalhamento técnico. O resultado são espaços que combinam funcionalidade, conforto e identidade cultural, promovendo interação e aprendizado coletivo.
O projeto considera o regime de alternância, no qual os estudantes dividem seu tempo entre suas comunidades de origem e o campus, necessitando de infraestrutura adequada durante sua permanência na universidade. Essa prática reforça a necessidade de ambientes planejados para acolher diferentes rotinas, apoiar o estudo e a convivência, e oferecer condições para que atividades pedagógicas e sociais ocorram de forma contínua e integrada.
A partir do projeto inicial, evoluiu-se para a continuidade da proposta por meio do projeto de extensão “Nosso Lugar: arquitetura e paisagismo dos espaços de acolhimento e alternância na UFFS”, que amplia a proposta original de moradia. Além dos dormitórios, o projeto inclui planejamento do entorno, criação de auditório com espaço de apresentação, sala de aula, sanitários, e principalmente áreas de lazer e praças que assim conectam o centro de acolhimento à universidade. O objetivo é criar espaços que beneficiem não apenas estudantes indígenas e de alternância, mas toda a comunidade acadêmica, promovendo acolhimento, diversidade cultural e integração social, com um espaço digno de permanência e locais de convivência. Com isso, “Nosso Lugar” vai além de um projeto arquitetônico: é uma iniciativa que valoriza a pluralidade de experiências, respeita e enlaçam diferentes culturas e busca garantir que todos os estudantes possam permanecer, aprender e se sentir parte da universidade, fortalecendo laços e construindo um ambiente mais inclusivo e humanizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leonardo Pereira, Eduardo Vortmann, Edson Cordeiro dos Santos Junior, Felipe Baldissera Walter, Jeisseny Mickelle Dias Pinedo, Maria Valentina Oliveira Kurtz, Vinicius Cesar Cadena Linczuk, Nauíra Zanardo Zanin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

