FOTOGRAFIA EXPANDIDA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL.
Palavras-chave:
Fotografia Expandida; Arte-Educação; Prática pedagógica; Ensino Médio;Resumo
O presente relato de experiência apresenta o Projeto Fotografia Expandida: Olhares, desenvolvido na disciplina de Arte com estudantes do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Chapecó/SC. A proposta busca integrar a fotografia como linguagem artística e pedagógica, promovendo reflexões críticas e criativas a partir do olhar dos estudantes sobre o mundo em que vivem. A Arte, compreendida como criação humana em constante diálogo com os contextos históricos, sociais e culturais, é aqui tomada como meio de instigar autonomia, percepção e posicionamento. Nesse sentido, o projeto enfatiza o caráter provocador da arte no fazer docente, — história da arte, fazer artístico e apreciação — e orienta o processo educativo, ressaltando a fotografia como campo de experimentação estética e cultural. A metodologia do projeto compreendeu diferentes etapas. Inicialmente, realizou-se a contextualização histórica da fotografia, desde a câmera escura até os avanços tecnológicos contemporâneos, com debates sobre o impacto social das imagens digitais e das selfies. Em seguida, foram apresentados conceitos de fotografia expandida, que incorporam costuras, bordados e outros elementos às imagens, propondo novas formas de expressão visual. Na sequência, de forma expositiva os alunos acompanharam a apresentação de trabalhos fotográficos. Logo após em atividades práticas, os alunos produziram registros fotográficos no espaço escolar utilizando celulares, explorando luz, sombra, ângulos e reflexos, inclusive com o uso de espelhos para estimular a criatividade. As imagens capturadas foram editadas em aplicativos e posteriormente impressas, possibilitando intervenções manuais com costura, colagem, sobreposição de cores e escrita. Os resultados obtidos indicam que a fotografia expandida contribuiu significativamente para despertar o interesse dos estudantes, ampliando sua percepção estética e fortalecendo a autonomia criativa. Houve entusiasmo sobretudo na etapa prática de manuseio das imagens impressas, momento em que puderam experimentar diferentes materiais e linguagens. O projeto mostrou-se eficaz em desenvolver um olhar crítico sobre o cotidiano, valorizando as vivências pessoais, afetos, amizades e crenças refletidos nos registros fotográficos. O estudo permite concluir que o Projeto Fotografia Expandida: Olhares reafirma a potência da fotografia como recurso pedagógico e artístico, ao articular tecnologia, experimentação estética e reflexão crítica. Além disso, a proposta possibilitou a integração entre história da arte, fazer artístico e apreciação, evidenciando a relevância da prática pedagógica como meio de articular teoria e prática. O processo de experimentação, ao incorporar diferentes linguagens e materiais, potencializou a valorização das vivências pessoais e coletivas dos alunos, fortalecendo laços afetivos e sociais. O tema “Olhares” proporcionou múltiplas interpretações e estimulou a interação entre estudantes, professores e espaço escolar. A experiência evidencia contribuições para a formação de sujeitos criativos, atentos e autônomos, capazes de se posicionar frente à realidade que os cerca. Conclui-se que a fotografia expandida revela-se uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem, estimulando a expressão, a reflexão crítica e a autonomia criativa.
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