PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES DEMOCRÁTICOS
Palavras-chave:
PIBID, Combate a desinformação, Produção textualResumo
No cotidiano escolar, foi possível observar as várias etapas e procedimentos para o ensino/aprendizagem de produção textual com jovens do Ensino Médio, durante o trabalho na sala de aula nas atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), com o subprojeto desenvolvido no curso de Letras, Português/Espanhol. Os jovens alunos, que estavam cursando o 3º ano do Ensino Médio, no período noturno, na EEB Bom Pastor, em Chapecó/SC, fizeram ao longo do ano de 2025, diversas atividades de produção textual com foco em redações estruturadas para vestibulares brasileiros, especialmente o ENEM, dentre as atividades da disciplina de Língua Portuguesa. Nesse sentido, os bolsistas do projeto de iniciação à docência puderam não somente observar a relação dos alunos com as atividades propostas pelo professor supervisor, mas também ministrar aulas que aprofundavam temas sociais, como parte do processo de interpretação e escrita destes alunos. Como exemplo, no terceiro bimestre do ano, durante estas atividades de produção textual, combinaram três assuntos principais: 1) O esporte como mecanismo de inclusão social; 2) Os impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho e 3) Educação alimentar e seus desafios na contemporaneidade brasileira. Os temas citados foram discutidos com os estudantes para que pudessem aprofundar o conhecimento dos mesmos sobre cada assunto, com a exposição de dados oficiais e pesquisas científicas, uma ferramenta democrática essencial para o combate à desinformação e aos estigmas provocados por esta no imaginário coletivo. Nos debates que ocorreram durante estas aulas, mostraram manchetes de notícias, coleta de dados e pesquisas de órgãos oficiais com credibilidade, movimento este que aumentou a confiança dos alunos sobre cada tema, uma vez que passam a compreendê-los com maior profundidade após observarem e compararem as fontes e dados expostos durante as aulas. Como resultado, construíram juntos um ambiente seguro que compartilhou ao longo dos debates sobre os temas, informações verdadeiras capazes de formar opiniões consistentes e confiáveis entre os alunos, não só para a atividade de interpretação e produção textual, mas também em seus cotidianos. Portanto, como professores em formação, o comprometimento com a veracidade dos fatos da realidade na exposição e produção de material didático, está além da prática educativa, uma vez que a docência deve ter também como responsabilidade, a busca por um ensino ético e democrático, capaz de formar alunos conscientes dentro e fora das salas de aula.
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