LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESPAÇO ESCOLAR
Palavras-chave:
Inclusão; Diagnóstico; Extensão; Formação docente; avaliaçãoResumo
O presente trabalho faz parte das atividades propostas na disciplina de Extensão do curso de Segunda Licenciatura em Educação Inclusiva. Considerando a importância de compreender a realidade escolar em relação à inclusão, planejamos a realização de um levantamento diagnóstico em escolas onde os integrantes do grupo atuam. Esta iniciativa se configura como o primeiro passo em nossa trajetória extensionista, proporcionando um olhar atento às práticas e desafios que envolvem a inclusão no ambiente educacional. Com base na metodologia da pesquisa participante, buscamos identificar como os professores percebem e enfrentam as questões inclusivas em suas instituições. O diagnóstico realizado servirá como subsídio para o planejamento de futuras ações que visem colaborar para o fortalecimento de práticas inclusivas no contexto escolar. Para pensar a metodologia, refletimos sobre como aproximar nossos questionamentos dos professores das escolas. Optamos pela elaboração de um formulário digital por meio do Google Forms, considerando que seria um meio acessível desde que os professores tivessem acesso à internet. O questionário foi constituído por questões abertas, possibilitando respostas mais detalhadas e expressivas sobre as percepções e experiências dos docentes com a inclusão escolar. A análise realizada evidencia que os educadores compreendem a importância da inclusão escolar e manifestam o desejo de promovê-la de forma efetiva. Contudo, encontram se diante de desafios expressivos relacionados à formação, infraestrutura e apoio institucional. Para avançar nesse processo, é imprescindível que as políticas públicas ampliem o investimento na formação prática dos docentes, no fortalecimento das equipes escolares e na melhoria das condições físicas e humanas das instituições de ensino. Além disso, é necessário promover uma articulação mais efetiva entre escola, família e comunidade, de modo que todos os envolvidos no processo educativo compartilhem responsabilidades e colaborem para a construção de ambientes verdadeiramente inclusivos. Também se faz urgente repensar as práticas pedagógicas e os instrumentos de avaliação, garantindo que estes sejam adaptados às necessidades de todos os estudantes, respeitando seus tempos, ritmos e formas de aprender.
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