PRÉ-POP ENEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO VOLUNTÁRIO PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Paulo Henrique Colussi UFFS
  • Larissa Lopes Endlich UFFS
  • Renata dos Santos Rabello Bernardo UFFS

Palavras-chave:

Cursinho preparatório; Voluntariado; Educação Pública.

Resumo

A participação no “Pré-pop ENEM” (EXT-2025-0023), cursinho voluntário da UFFS/campus Passo Fundo, tem sido uma experiência marcante na formação acadêmica dos discentes envolvidos. O projeto, criado em 2023, ocorre semanalmente aos sábados e é destinado a estudantes de escolas públicas de Passo Fundo que buscam melhor preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares. As aulas são ministradas por acadêmicos da Universidade, de forma voluntária, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior. A metodologia do cursinho baseia-se em práticas ativas de ensino, com ênfase na resolução e discussão coletiva de questões, em sua maioria oriundas do ENEM. Essa abordagem busca estimular o raciocínio crítico, a autonomia no estudo e a aplicação prática dos conteúdos. O método foi desenvolvido pelos universitários integrantes do projeto, todos aprovados no curso de Medicina da UFFS, o que assegura sua adequação à preparação para o ENEM e vestibulares. Desde sua implantação, o cursinho já apresentou resultados concretos. Alunos conquistaram bolsas em universidades particulares e aprovações em instituições públicas. Mais recentemente, com apoio do governo federal, foi possível ampliar o número de bolsas destinadas tanto aos universitários, quanto à oportunidade aos alunos atendidos pelo projeto, fortalecendo ainda mais seu impacto. Além das aulas, são realizados simulados periódicos que permitem aos alunos avaliarem seu desempenho de forma a simular ao exame real, replicando horário, número de questões e normas do ENEM. Essa estratégia possibilita familiarização com a dinâmica da prova e identificação de pontos fortes e fragilidades. Também são disponibilizados materiais de apoio on-line, que permitem a revisão dos conteúdos e a continuidade dos estudos fora do espaço da sala de aula. Essas iniciativas complementares têm se mostrado fundamentais para manter a preparação mais abrangente e acessível. Um dos principais desafios enfrentados é a perda de adesão ao longo do ano, muitas vezes relacionada a dificuldades pessoais, compromissos familiares ou demandas escolares. Esse aspecto evidencia a necessidade de estratégias que favoreçam a permanência dos alunos até o fim do curso, garantindo que mais deles possam usufruir plenamente do projeto. Para os voluntários, a participação no cursinho representa também um espaço de aprendizado. A preparação das aulas e o contato com os estudantes exigem revisão de conteúdos, desenvolvimento de didática e aprimoramento das habilidades de comunicação. Ao mesmo tempo, a vivência amplia a compreensão sobre as desigualdades educacionais e reforça o compromisso social da universidade.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Passo Fundo