PROJETO PERMANECER: OFICINAS DE FRANCÊS E EXPERIÊNCIAS CULTURAIS
Palavras-chave:
francês, ensino de línguas, extensão, diversidade cultural, saúdeResumo
Este trabalho apresenta as ações realizadas pelo “Projeto Permanecer” de extensão universitária. O projeto é voltado para o ensino da língua francesa, realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e é coordenado pelo professor Anderson Funai. A proposta divide-se em duas turmas de 12 participantes cada, com encontros semanais às segundas e quintas feiras. Foi escolhido oferecer turmas pequenas para garantir um aprendizado que priorize a interação, a participação ativa dos alunos e a qualidade do ensino da língua. Diante disso, o projeto objetiva promover a diversidade cultural e o contato direto com as culturas francófonas. Além disso, as aulas têm como finalidade incentivar a promoção da saúde e do bem-estar por meio da aprendizagem do francês. Nesse sentido, as oficinas foram criadas para que os participantes possam aprimorar suas habilidades linguísticas enquanto desenvolvem competências pessoais e sociais. Uma estudante nativa da França ministra as aulas, garantindo que a pronúncia, as expressões cotidianas e a cultura francesa e francófona sejam autênticas. Esse fenômeno permite que as aulas sejam uma experiência de imersão cultural. Essa imersão permite que o ambiente universitário seja um espaço mais diversificado e que os alunos tenham a oportunidade de conhecer novas culturas e de compreender a importância do respeito às diferenças culturais. Além de aprender um novo idioma, as oficinas são importantes para o desenvolvimento de estímulos cognitivos e para a promoção do bem-estar. Estudos recentes ressaltam que o estudo de línguas pode ter um papel importante na memória, pode prevenir o declínio cognitivo e pode aperfeiçoar habilidades socioemocionais. Assim, as aulas de francês criam um ambiente seguro e agradável para que os alunos possam socializar, interagir e conviver com pessoas diferentes. Portanto, o projeto permanecer não é apenas um curso de línguas, mas um ambiente que desafia o aluno a enfrentar a interculturalidade e promove a autoconfiança, a auto-estima e o bem-estar. Esta proposta evidencia a importância de atividades de cultura, extensão e ensino que promovem experiências formativas inovadoras na Universidade Federal da Fronteira Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kayla Oliveira, Anderson Funai

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

