PROJETO PERMANECER: OFICINAS DE FRANCÊS E EXPERIÊNCIAS CULTURAIS

Autores

  • Kayla Oliveira UFFS
  • Anderson Funai

Palavras-chave:

francês, ensino de línguas, extensão, diversidade cultural, saúde

Resumo

Este trabalho apresenta as ações realizadas pelo “Projeto Permanecer” de extensão universitária. O projeto é voltado para o ensino da língua francesa, realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e é coordenado pelo professor Anderson Funai. A proposta divide-se em duas turmas de 12 participantes cada, com encontros semanais às segundas e quintas feiras. Foi escolhido oferecer turmas pequenas para garantir um aprendizado que priorize a interação, a participação ativa dos alunos e a qualidade do ensino da língua. Diante disso, o projeto objetiva promover a diversidade cultural e o contato direto com as culturas francófonas. Além disso, as aulas têm como finalidade incentivar a promoção da saúde e do bem-estar por meio da aprendizagem do francês. Nesse sentido, as oficinas foram criadas para que os participantes possam aprimorar suas habilidades linguísticas enquanto desenvolvem competências pessoais e sociais. Uma estudante nativa da França ministra as aulas, garantindo que a pronúncia, as expressões cotidianas e a cultura francesa e francófona sejam autênticas. Esse fenômeno permite que as aulas sejam uma experiência de imersão cultural. Essa imersão permite que o ambiente universitário seja um espaço mais diversificado e que os alunos tenham a oportunidade de conhecer novas culturas e de compreender a importância do respeito às diferenças culturais. Além de aprender um novo idioma, as oficinas são importantes para o desenvolvimento de estímulos cognitivos e para a promoção do bem-estar. Estudos recentes ressaltam que o estudo de línguas pode ter um papel importante na  memória, pode prevenir o declínio cognitivo e pode aperfeiçoar habilidades socioemocionais. Assim, as aulas de francês criam um ambiente seguro e agradável para que os alunos possam socializar, interagir e conviver com pessoas diferentes. Portanto, o projeto permanecer não é apenas um curso de línguas, mas um ambiente que desafia o aluno a enfrentar a interculturalidade e promove a autoconfiança, a auto-estima e o bem-estar. Esta proposta evidencia a importância de atividades de cultura, extensão e ensino que promovem experiências formativas inovadoras na Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Chapecó