FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONHECIMENTOS PARA A DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Conhecimentos para docência, Educação matemática, Formação de professores, Análise de conteúdoResumo
Este estudo tem por objetivo compreender as pesquisas que tratam sobre saberes docentes publicadas nos anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), realizado em 2016, buscando compreender como esses saberes se articulam à formação inicial e continuada de professores de matemática. A investigação caracteriza-se como qualitativa e a análise dos dados foi conduzida a partir dos procedimentos da Análise de Conteúdo. O corpus de análise é composto por 16 trabalhos, denominados por P1, P2, ..., P16 e selecionados mediante critérios de pertinência teórica. Em relação aos sujeitos da pesquisa, reconhecemos que os professores da Educação Básica são recorrentes nos trabalhos (9: 16); seguido dos licenciandos em Matemática (4: 16) e licenciandos em Pedagogia (2: 16). O autor com o maior percentual de referência é Lee Shulman (9: 16); seguido de Maurice Tardif (5: 16) e Clermont Gauthier (2: 16). No que tange aos objetivos das pesquisas, estão centrados em 1) saberes/conhecimentos específicos (9 :16), os quais destacam a importância do domínio do conteúdo, como no caso da geometria, para a prática pedagógica sugerindo que, embora o conhecimento da disciplina seja fundamental, ele por si só não é suficiente para uma boa prática docente; 2) saberes/conhecimentos pedagógicos, (3:16), sinalizando para uma possível lacuna na formação pedagógica dos professores, já que o conhecimento pedagógico do conteúdo são cruciais para tornar o conhecimento acessível e significativo para os alunos; 3) saberes/conhecimentos gerais (4:16) reforçando a ideia de que os saberes docentes não podem ser limitados a uma tipologia específica, mas envolvem uma combinação de aspectos teóricos e práticos. Os resultados evidenciam tendências e lacunas importantes na formação e prática docente em matemática. O aspecto mais recorrente foi a presença de lacunas no conhecimento específico de conteúdo (6: 16) a qual se manifesta especialmente no ensino da Geometria e de conteúdos relacionados à medição e ao raciocínio proporcional. As fragilidades relacionadas ao conhecimento pedagógico do conteúdo se manifestam em (5:16) em especial no uso de estratégias de ensino que considerem as especificidades dos estudantes. Os saberes experienciais, como prática reflexiva, troca de experiências e aprendizagem a partir do cotidiano escolar, foram sinalizados em (4:16) assinalando que a construção dos saberes docentes também passa pelo desenvolvimento de uma identidade profissional e pelo fortalecimento da autonomia crítica do professor. Além disso, outros temas apareceram com frequência, como a ausência de formação continuada em matemática e a fragilidade entre teoria e prática. Tais resultados indicam a necessidade de movimentos formativos que consideram o contexto específico de trabalho do professor e que possibilitem a mobilização e transformação dos diferentes conhecimentos que constituem a docência.
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