FICÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DO FILME A CHEGADA

Autores

  • Vitoria dos Santos Cezar Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Realeza/PR
  • Claudia Almeida Fioresi Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza

Palavras-chave:

FICÇÃO CIENTÍFICA ENSINO DE CIÊNCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

O ensino de Ciências enfrenta dificuldades como o desinteresse e a incompreensão dos alunos. Nesse cenário, a ficção científica surge como uma ferramenta pedagógica eficaz, por abordar temas interdisciplinares e permitir a problematização de conceitos científicos e seus impactos sociais. Este estudo analisa qualitativamente o filme A Chegada (2016), que apresenta a história de uma linguista convocada para decifrar a linguagem de alienígenas, levando à reflexão sobre tempo, linguagem e existência. A análise se baseia na classificação de Piassi e Pietrecola (2009), que propõem oito categorias de enunciados científicos em narrativas ficcionais, além da proposta de uma nova subcategoria sobre a possibilidade de discussão no contexto do ensino . O filme permite abordar temas como linguagem, relatividade e ética, promovendo discussões sobre ciência, cultura e sociedade. Conclui-se que a ficção científica pode enriquecer o ensino, tornando-o mais crítico, reflexivo, interdisciplinar e conectado à realidade dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Ensino - Campus Realeza