ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO

Autores

  • Raissa Gomes Universidade Federal da fronteira sul
  • Vitória Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cláudia Universidade Federal da fronteira sul
  • Cleusa Universidade Federal da fronteira sul

Palavras-chave:

Rotina; Desenvolvimento infantil; Observação; Inclusão; Ambiente escolar.

Resumo

Organizar a rotina na educação infantil é fundamental para que os professores saibam como direcionar seu trabalho pedagógico, além de que cumpre várias funções essenciais para o desenvolvimento das crianças. Desde o momento em que chegam à escola até a hora de irem embora, a criança vivencia experiências que contribuem para seu crescimento físico ,emocional, social e cognitivo. Cada pequena ação tem grande significado para esses sujeitos. A rotina estabelecida como a hora do lanche, a roda de conversa, as brincadeiras livres e o cuidado com brinquedos e materiais contribuem com esse processo. E por isso, apresentamos o que foi vivenciado a partir da observação proposta no componente curricular Organização Pedagógica da Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da FronteiraSul – Campus Cerro Largo.

Biografia do Autor

  • Vitória , Universidade Federal da Fronteira Sul

    Nátali Vitória Teixeira de Almeida , 20 anos. Acadêmica do Curso de Pedagogia - Licenciatura – 3ª Fase/primeiro semestre/2025. Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS, bolsista Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

  • Cláudia, Universidade Federal da fronteira sul

    Cláudia Eliane Ilgenfritz. Professora Orientadora. Doutora em Educação nas Ciências.Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós- Graduação no Ensino de Ciências(PPGEC) - UFFS, Campus Cerro Largo. 

  • Cleusa, Universidade Federal da fronteira sul

    Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no campus Cerro Largo/RS; Professora permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) no Campus Erechim/RS e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Políticas Públicas no Campus de Cerro Largo/RS. Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia / Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPETEC da UFFS de Cerro Largo/RS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado - AEE, Libras e Educação de Surdos, Formação de professores na perspectiva da inclusão (inicial e continuada).

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo