ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO
Palavras-chave:
Rotina; Desenvolvimento infantil; Observação; Inclusão; Ambiente escolar.Resumo
Organizar a rotina na educação infantil é fundamental para que os professores saibam como direcionar seu trabalho pedagógico, além de que cumpre várias funções essenciais para o desenvolvimento das crianças. Desde o momento em que chegam à escola até a hora de irem embora, a criança vivencia experiências que contribuem para seu crescimento físico ,emocional, social e cognitivo. Cada pequena ação tem grande significado para esses sujeitos. A rotina estabelecida como a hora do lanche, a roda de conversa, as brincadeiras livres e o cuidado com brinquedos e materiais contribuem com esse processo. E por isso, apresentamos o que foi vivenciado a partir da observação proposta no componente curricular Organização Pedagógica da Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da FronteiraSul – Campus Cerro Largo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raissa Gomes, Vitória ; Cláudia, Cleusa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

