PESQUISA PET: INTERDISCIPLINARIDADE EM AÇÃO
Palavras-chave:
Pesquisa em Educação, Educação Popular, Interdisciplinaridade, Programa de Educação TutorialResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o PET Pesquisa em Educação Popular, projeto inserido no planejamento do ano de 2025 do grupo PET Práxis, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Essa atividade está imbricada junto ao Grupo de Estudos de modo que busca reunir uma base de leituras para o grupo que tenha foco nas licenciaturas que compõem o Práxis e tenha por base também a prática da Educação Popular. O objetivo do PET Pesquisa em Educação Popular é construir um acervo de referências de estudos e abordagens em educação popular e a prática da educação popular em diferentes campos do conhecimento. A atividade é realizada individualmente ou em grupos entre os bolsistas e voluntários do PET Práxis focando nas áreas específicas das Ciências Humanas ou de modo interdisciplinar. Ainda, a atividade por não ter um aspecto rígido, flui conforme o tema de interesse de cada estudante e/ou grupo, indicando mais a importância de criar uma postura de interesse e busca por temas afins que estejam alinhados com a Educação Popular ou que o cruzamento com ela seja possível. Ou ainda, que ferramentas a Educação Popular disponibiliza para um determinado tema ser pesquisado e problematizado. As etapas de elaboração são compartilhadas no grupo para troca de ideias .A avaliação dos projetos é contínua, através da socialização periódica dos projetos ou resultados. O tutor acompanha cada etapa (contextualização, problematização, justificativa, objetivos, metodologia e referencial teórico), oferecendo orientações para o aprimoramento dos trabalhos. Tendo isso em vista, o Grupo Práxis dividiu-se em quatro grupos para pesquisas (disciplinares ou interdisciplinares) com temas variados do interesse em comum dos grupos. Os temas até aqui pesquisados indicam o interesse dos estudantes bolsistas do PET Práxis em linkar gênero, questão indígena, antropoceno e desastre ambiental, relações de poder na escola com a Educação Popular. Primeiramente, um grupo interdisciplinar, formado por estudantes de História e Geografia, a partir do ser-em-situação, tem como objetivo compreender a categoria de gênero como produtora de possibilidades dos seres no mundo e mais especificamente no ensino escolar. Outro grupo, faz um recorte, a partir de uma matéria de jornal da cidade de Erechim, e procura pensar que direito e espaço os indígenas encontram nas cidades sabendo de todo o preconceito e estranhamento que as pessoas direcionam até com os indígenas que têm um contato de longa duração com uma sociedade ocidentalizada. Outro grupo interdisciplinar envolvendo bolsistas de História e Filosofia centralizam-se na análise das relações de poder no ambiente escolar, explorando como a transgressão pode promover a auto-reflexão e subverter hierarquias, visando uma educação como prática de liberdade. Por fim, há a pesquisa de bolsistas do curso da História na qual a temática central da investigação reside na problematização do Antropoceno na perspectiva da Educação Popular, motivada pela observação da devastação ambiental impulsionada pela lógica capitalista e pela carência de debates sobre a questão ecológica na educação básica, o que pode impactar de modo muito problemático a formação das pessoas.
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