A CIDADE EM CENA

Autores

  • Tayla Garbini Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Literatura, Debate, Espaço Urbano

Resumo

A CIDADE EM CENA

GARBINI, TAYLA.[1]; BRUNO, GUILHERME RODRIGUES [2]

O Projeto de Cultura “Cidade em Cena”, coordenado pelo professor Guilherme Rodrigues Bruno, constitui-se como uma iniciativa voltada à integração entre práticas culturais, reflexão crítica e formação acadêmica, relacionando literatura, artes e sociedade. Dentre seus objetivos, busca-se a ressignificação narratológica do espaço urbano, por meio da leitura crítica, conversas e troca de ideias, escrita ficcional especulativa e outros exercícios relacionados.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas, até o momento o projeto teve como foco a leitura crítica e o diálogo, promovidos por uma entidade parceira em seu clube de leitura. Nesses momentos, os participantes são convidados a expressar suas interpretações e pontos de vista acerca de uma leitura combinada anteriormente. Em razão da integração de diferentes perfis de leitores, tais diálogos ampliam-se para diferentes perspectivas sobre uma mesma leitura, fazendo com que os participantes entrem em contato com realidades e visões diferentes, ao mesmo tempo em que são levados a refletir criticamente sobre suas próprias interpretações. Esse fator enriqueceu muito o processo de aprendizado, possibilitando a confrontação de perspectivas diversas e a valorização da pluralidade.

No período inicial do projeto, foram realizados dois encontros coletivos no clube de leitura, a respeito dos livros “A Véspera”, de Carla Madeira, e “Memória Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Em ambos os casos, os debates se mostraram produtivos e enriquecedores, revelando diferentes interpretações e experiências dos participantes. A inserção em tais debates conta com a postura ativa dos envolvidos, com contribuições orais e reflexões que conectam a literatura apresentada a questões contemporâneas reais. Além disso, esses encontros contribuem para a difusão da literatura e seu papel como ferramenta de análise social e expressão cultural ao público em geral, que passa a inseri-la e conectá-la ao seu cotidiano.

Diante disso, percebe-se que a etapa realizada até o momento apresenta avanços significativos na formação crítica, na capacidade de diálogo e na aproximação com a comunidade externa vinculada ao projeto. Sendo assim, é necessária a continuidade do cronograma estabelecido, de modo a assegurar a execução dos demais objetivos propostos e de outras formas de contato com a leitura e a cidade. Assim, a realização das etapas subsequentes demonstra ser uma oportunidade para expandir os resultados positivos já alcançados, fortalecendo ainda mais a articulação entre cultura, cidade e formação acadêmica e o desenvolvimento de competências relacionadas à argumentação crítica, à escuta ativa e à interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Extensão & Cultura - Campus Erechim