O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO ENSINO FUNDAMENTAL E O LETRAMENTO MATEMÁTICO PARA ALÉM DO 2+2

Autores

  • Laura Karolina Ribeiro dos Santos UFFS
  • Roberto Carlos Ribeiro

Palavras-chave:

Educação cotidiana; linguagem matemática; PNAIC.

Resumo

Este resumo apresenta prática docente a partir de atividade elaborada como instrumento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Erechim, no ano de 2025. O objetivo geral foi apresentar uma atividade de letramento matemático, que expressa todas as variantes, amplitude e complexidade matemática, desenvolvida a partir de pressupostos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O artigo escolhido pelas pibidianas Laura Karolina Ribeiro dos Santos e Elaine Carolina Dalchiavon intitulado A matemática como um texto, da autora Franciely Aparecida dos Santos originou questões de percurso metodológico e embasamento teórico para a atividade. O trabalho demonstrou a aplicação da matemática no cotidiano, indo além da execução de cálculos para focar na interpretação, análise crítica e uso da linguagem matemática para a resolução de problemas reais e o exercício pleno da cidadania. A metodologia consistiu na criação de um cartaz expositivo que tomou uma conta de luz autêntica como elemento principal. Ao redor do documento, foram elaboradas explicações e anotações que desconstruíam cada item numérico e textual presente, tais como o consumo em kWh, a tarifa, o sistema de bandeiras tarifárias e a composição de impostos. Tal abordagem priorizou a contextualização, partindo de um objeto familiar aos estudantes para, a partir dele, construir conhecimentos matemáticos significativos. A fundamentação teórica se baseia no conceito de letramento matemático, segundo D`Ambrósio (2002) e Kleiman (1995), que se define pela capacidade de compreender, utilizar e raciocinar com conceitos matemáticos em diversas situações, desde as acadêmicas até as práticas do dia a dia. A atividade demonstra a aplicação prática da matemática, indo além da memorização de fórmulas. A execução da atividade se deu por meio de exposição do cartaz no corredor correspondente à sala da turma de quarto ano da escola, como forma de exposição disciplinar sem apelo à sala de aula nem a nenhum evento de cunho avaliativo ou expresso por meio de exposição oral pelo professor. A partir do contato rotineiro com o cartaz, espera-se que os alunos consigam introjetar ideias, conceitos e possibilidades matemáticas de forma mais contextualizada e apropriada para as vivências do cotidiano da pessoa. Espera-se que com essa atividade os alunos possam ter aprendido a relacionar elementos matemáticos com a vivência experimentada em suas casas por meio de objetos comuns, como a conta de luz. A atividade foi realizada no Colégio Estadual Professor Mantovani, Erechim-RS, sob a supervisão da professora Sameli Cristina Barella Gauze.

Biografia do Autor

  • Roberto Carlos Ribeiro

     Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Erechim.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim