DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TURISMO E RACIONALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A TRILHA DOS SANTOS MÁRTIRES DAS MISSÕES/RS

Autores

Palavras-chave:

turismo sustentável; racionalidades; processo decisório; políticas públicas; desenvolvimento regional.

Resumo

Este trabalho conecta o projeto de pesquisa institucionalizado “As racionalidades e o processo de tomada de decisões em instituições públicas e privadas da Região Noroeste do Rio Grande do Sul” (PES-2021-0071) e os resultados de pesquisa oriundos da dissertação de mestrado que deu origem ao artigo publicado na revista Desenvolvimento em Questão, intitulado “Desenvolvimento Sustentável e Turismo: uma compreensão da sustentabilidade turística na Trilha dos Santos Mártires das Missões/RS”. A pesquisa objetivou compreender a sustentabilidade turística da Trilha dos Santos Mártires das Missões/RS (TSMM), localizada na Região das Missões/RS, como potencial roteiro turístico sustentável, relacionando-a às dimensões de sustentabilidade propostas por Sachs e às dimensões de sustentabilidade turística definidas pelo Ministério do Turismo. A metodologia utilizada foi qualitativa, de natureza fenomenológica, com triangulação de fontes, incluindo análise documental, entrevistas com atores locais e observação participante. Os resultados revelam que a TSMM se apresenta como contraponto ao turismo de massa, fortalecendo a religiosidade, a história missioneira, a preservação ambiental, a identidade cultural da região e a governança comunitária participativa, por meio da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões (AATRISAMM), demonstrando impactos positivos para o desenvolvimento regional sustentável, destacando elementos importantes para a manutenção do percurso e mobilização de instituições públicas e privadas em torno de objetivos comuns. A análise da trajetória da Trilha possibilita compreender como diferentes racionalidades influenciam processos de tomada de decisão em instituições públicas e privadas envolvidas na sua gestão e promoção, onde as racionalidades não se restringem ao viés econômico, mas incluem aspectos sociais, culturais, ambientais e políticos que permeiam as escolhas institucionais e coletivas. Ao articular os conceitos de racionalidades e de processo decisório com o turismo sustentável, a pesquisa contribui para ampliar o entendimento de como decisões institucionais moldam políticas públicas e estratégias de desenvolvimento regional na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Conclui-se que a integração entre sustentabilidade turística e racionalidades decisórias favorece o fortalecimento de políticas públicas locais e regionais, evidenciando a relevância do turismo sustentável como condutor de desenvolvimento includente e participativo na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

  • Micheli dos Santos Waldow, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

    Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo.

  • Cléber Magalhães Tobias

    Doutorando e Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Técnico em Guia de Turismo, pela URI - São Luiz Gonzaga. Licenciado em Letras/Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2009). Especialista em Secretariado Executivo.

  • Carlos Eduardo Ruschel Anes, UFFS

    Professor Associado da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Pós-doutorado em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ), Doutorado em Desenvolvimento Regional (UNISC), Mestrado em Agronegócios (UFRGS), Especialização em Qualidade na Administração (UFSM), Bacharelado em Administração (URI). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGDPP/UFFS). Docente e pesquisador do Curso de Graduação em Administração (Bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas, no Campus da UFFS - Cerro Largo.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Pesquisa - Campus Cerro Largo