PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA A REQUALIFICAÇÃO DOS PÁTIOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

Autores

  • Poliana Wahlbrinck Volz Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS
  • Nébora Lazzarotto Modler Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS
  • Nubia Steffanea Alves Lemos Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS
  • Luís Eduardo Azevedo Modler Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS
  • Alexandre Mauricio Matiello Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS
  • Ângela Favaretto Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS
  • Juçara Spinelli Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS
  • Bruno Zucuni Prina Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS

Palavras-chave:

pátio escolar, projeto arquitetônico, crianças

Resumo

Este trabalho visa apresentar as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão “Arquitetura e educação ambiental: proposta de requalificação de pátios escolares em escolas estaduais de Erechim/RS”. O referido projeto tem como objetivo elaborar propostas projetuais arquitetônicas com vistas à requalificação dos pátios escolares ao ar livre das instituições Escola Estadual Ensino Fundamental São João Batista de La Salle, Escola Estadual Ensino Médio Professor João Germano Imlau e Colégio Estadual Professor Mantovani em Erechim/RS. Considera-se que, atualmente, os pátios escolares contam com um excesso de áreas pavimentadas, que, além de não propiciar o contato das crianças com o ambiente natural, também se tornam desconfortáveis em dias de extremo calor. Essa situação tende a se tornar ainda mais problemática no contexto da educação integral, em que os estudantes permanecem na escola durante as manhãs e as tardes, cotidianamente. Com base em bibliografias de referência, parte-se do pressuposto de que transformar espaços escolares em ambientes mais acolhedores, funcionais e educativos contribui para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Assim, com este projeto, busca-se promover maior qualidade ambiental nas escolas, de modo a favorecer as vivências e interações estudantis, as práticas pedagógicas, bem como a consciência ambiental. O projeto pretende tornar os pátios mais dinâmicos, dotados de acessibilidade para todas as crianças e com maior presença dos elementos da natureza, como árvores, gramados, hortas e jardins. Em maio de 2025, as atividades tiveram início com a Escola La Salle. Em termos metodológicos, até o presente momento, realizou-se as seguintes etapas: (a)  realização de conversas com a Direção da escola, com o objetivo de compreender as reais necessidades da comunidade escolar; (b) diálogo com a comunidade externa e com a Comissão Regional de Obras Públicas (CROP), a fim de alinhar as frentes de trabalho dentro de um processo de planejamento colaborativo, pautado na compreensão de que o ambiente escolar é, por natureza, multidisciplinar; (c) visitas à escola para levantamento físico e topográfico; (d) lançamento de ideias e diretrizes para os pátios e novas edificações. Ressalta-se que o projeto busca assegurar que essas mudanças resultem em maior funcionalidade, acessibilidade e em uma vivência mais qualificada e acolhedora para os alunos, melhorando o ambiente escolar e influenciando na educação das crianças que ocupam o espaço. Ademais, oferece aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo uma formação mais completa, humana e integral, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos por meio da atuação na comunidade regional.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Extensão & Cultura - Campus Erechim