PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA A REQUALIFICAÇÃO DOS PÁTIOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
Palavras-chave:
pátio escolar, projeto arquitetônico, criançasResumo
Este trabalho visa apresentar as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão “Arquitetura e educação ambiental: proposta de requalificação de pátios escolares em escolas estaduais de Erechim/RS”. O referido projeto tem como objetivo elaborar propostas projetuais arquitetônicas com vistas à requalificação dos pátios escolares ao ar livre das instituições Escola Estadual Ensino Fundamental São João Batista de La Salle, Escola Estadual Ensino Médio Professor João Germano Imlau e Colégio Estadual Professor Mantovani em Erechim/RS. Considera-se que, atualmente, os pátios escolares contam com um excesso de áreas pavimentadas, que, além de não propiciar o contato das crianças com o ambiente natural, também se tornam desconfortáveis em dias de extremo calor. Essa situação tende a se tornar ainda mais problemática no contexto da educação integral, em que os estudantes permanecem na escola durante as manhãs e as tardes, cotidianamente. Com base em bibliografias de referência, parte-se do pressuposto de que transformar espaços escolares em ambientes mais acolhedores, funcionais e educativos contribui para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Assim, com este projeto, busca-se promover maior qualidade ambiental nas escolas, de modo a favorecer as vivências e interações estudantis, as práticas pedagógicas, bem como a consciência ambiental. O projeto pretende tornar os pátios mais dinâmicos, dotados de acessibilidade para todas as crianças e com maior presença dos elementos da natureza, como árvores, gramados, hortas e jardins. Em maio de 2025, as atividades tiveram início com a Escola La Salle. Em termos metodológicos, até o presente momento, realizou-se as seguintes etapas: (a) realização de conversas com a Direção da escola, com o objetivo de compreender as reais necessidades da comunidade escolar; (b) diálogo com a comunidade externa e com a Comissão Regional de Obras Públicas (CROP), a fim de alinhar as frentes de trabalho dentro de um processo de planejamento colaborativo, pautado na compreensão de que o ambiente escolar é, por natureza, multidisciplinar; (c) visitas à escola para levantamento físico e topográfico; (d) lançamento de ideias e diretrizes para os pátios e novas edificações. Ressalta-se que o projeto busca assegurar que essas mudanças resultem em maior funcionalidade, acessibilidade e em uma vivência mais qualificada e acolhedora para os alunos, melhorando o ambiente escolar e influenciando na educação das crianças que ocupam o espaço. Ademais, oferece aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo uma formação mais completa, humana e integral, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos por meio da atuação na comunidade regional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Poliana Wahlbrinck Volz, Nébora Lazzarotto Modler, Nubia Steffanea Alves Lemos, Luís Eduardo Azevedo Modler, Alexandre Mauricio Matiello, Ângela Favaretto, Juçara Spinelli, Bruno Zucuni Prina

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

