TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: (RE)UTILIZANDO OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Adriana Falkowski Leimann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosemar Ayres dos Santos

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais na Educação, Ensino de Ciências, Desinformações científicas

Resumo

Diante do contexto de disseminação de informações nas mídias sociais virtuais, muitas delas como sendo informações inúteis, se faz urgente repensar a inclusão no ensino formal sobre a alfabetização científico-tecnológica e midiática de qualidade, como forma de combater as desinformações espalhadas, principalmente, nas mídias digitais. Vale lembrar que, desinformações sempre existiram ao longo da história, mas é com o acesso universal da Web e dos canais de compartilhamento que o excesso de informações espalhadas tornou-se preocupante. Nesse sentido, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem seus prós e seus contras. Ao mesmo tempo que facilitou o acesso a comunicação e a informação de modo praticamente instantâneo, por outro lado permitiu que cada usuário pudesse compartilhar o que quisesse nas mídias digitais, achando que o mundo virtual é “terra sem lei”, contribuindo assim, ainda mais para a disseminação de (des)informações. Já na área educacional, a utilização de tecnologias digitais, mais especificamente, as simulações computacionais, são possibilidades para ajudar nas práticas educativas dos professores para a construção do conhecimento científico-tecnológico, hegemônico, em sala de aula, principalmente, quando se faz necessária a experimentação de fenômenos físicos, muitas vezes, impossível de ser realizada e/ou até mesmo para melhorar a compreensão de conceitos altamente abstratos. Enfim, a abordagem experimental no Ensino de Ciências é indispensável na educação básica. Porém, muitas vezes, por falta de materiais de apoio e de tempo disponível, os docentes enfrentam dificuldades na elaboração de aulas mais atrativas. Por isso, buscando minimizar o tempo de procura, analisamos as possibilidades e limitações do uso de simuladores como uma maneira alternativa aos laboratórios convencionais, por precariedade ou inexistência, desenvolvemos um novo almanaque digital que tem por finalidade auxiliar os profissionais da educação a usar essa ferramenta no ensino de ciências.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Cerro Largo