TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: (RE)UTILIZANDO OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais na Educação, Ensino de Ciências, Desinformações científicasResumo
Diante do contexto de disseminação de informações nas mídias sociais virtuais, muitas delas como sendo informações inúteis, se faz urgente repensar a inclusão no ensino formal sobre a alfabetização científico-tecnológica e midiática de qualidade, como forma de combater as desinformações espalhadas, principalmente, nas mídias digitais. Vale lembrar que, desinformações sempre existiram ao longo da história, mas é com o acesso universal da Web e dos canais de compartilhamento que o excesso de informações espalhadas tornou-se preocupante. Nesse sentido, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem seus prós e seus contras. Ao mesmo tempo que facilitou o acesso a comunicação e a informação de modo praticamente instantâneo, por outro lado permitiu que cada usuário pudesse compartilhar o que quisesse nas mídias digitais, achando que o mundo virtual é “terra sem lei”, contribuindo assim, ainda mais para a disseminação de (des)informações. Já na área educacional, a utilização de tecnologias digitais, mais especificamente, as simulações computacionais, são possibilidades para ajudar nas práticas educativas dos professores para a construção do conhecimento científico-tecnológico, hegemônico, em sala de aula, principalmente, quando se faz necessária a experimentação de fenômenos físicos, muitas vezes, impossível de ser realizada e/ou até mesmo para melhorar a compreensão de conceitos altamente abstratos. Enfim, a abordagem experimental no Ensino de Ciências é indispensável na educação básica. Porém, muitas vezes, por falta de materiais de apoio e de tempo disponível, os docentes enfrentam dificuldades na elaboração de aulas mais atrativas. Por isso, buscando minimizar o tempo de procura, analisamos as possibilidades e limitações do uso de simuladores como uma maneira alternativa aos laboratórios convencionais, por precariedade ou inexistência, desenvolvemos um novo almanaque digital que tem por finalidade auxiliar os profissionais da educação a usar essa ferramenta no ensino de ciências.
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