ESTÁGIO REMUNERADO E A INCLUSÃO ESCOLAR: VIVÊNCIAS E DESAFIOS CONTÍNUOS
Palavras-chave:
estágio remunerado, educação inclusiva, formação docenteResumo
O estágio remunerado constitui-se como um elo fundamental entre a teoria acadêmica e a realidade escolar, sendo essencial para a formação do futuro docente. Por meio dessa experiência, é possível aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, desenvolvendo competências pedagógicas fundamentais e construindo uma compreensão mais profunda dos desafios e possibilidades que compõe o cotidiano escolar. Dentre as aprendizagens mais significativas vivências no estágio, destaca-se um olhar crítico, reflexivo e sensível destinado a Educação Inclusiva. Trata-se de um modelo educacional que reconhece e valoriza a diversidade dos estudantes, garantindo que cada um, independente de suas limitações, particularidades ou de suas condições físicas, cognitivas, emocionais, culturais, etc, tenha acesso a uma educação de qualidade. Durante o estágio, foi possível participar ativamente da rotina escolar em colaboração com os professores das turmas, os estudantes e a equipe gestora, sustentado pelo diálogo permanente e o respeito às especificidades de cada sujeito envolvido. As metodologias empregadas foram elaboradas sob orientação das professoras regentes e supervisionadas pela equipe gestora, o que possibilitou um acompanhamento individualizado dos estudantes. Tal acompanhamento exigiu a formulação de planejamentos pedagógicos adaptados, bem como a aplicação de atividades lúdicas, cognitivas e motoras voltadas ao desenvolvimento integral dos educandos. As ações envolveram aspectos da fase de alfabetização, contemplando leitura, escrita e raciocínio lógico - matemático. Foram incorporados jogos e brincadeiras pedagógicas, recursos visuais e tecnológicos, leituras coletivas, atividades extracurriculares e exercícios físicos, proporcionando experiências diversificadas e alinhadas às necessidades de cada estudante. O estágio remunerado revelou-se uma experiência rica e transformadora, ampliando minha percepção sobre a complexidade e o dinamismo do contexto escolar. Em especial, aprofundou minha consciência acerca da importância de promover uma educação inclusiva e adaptada, que valorize o potencial de cada estudante e reconheça suas necessidades individuais, a fim de assegurar o respeito às diferenças e a equidade de oportunidades de aprendizagem. A prática pedagógica, nesse sentido, deve ocupar posição central na formação inicial e continuada de professores, de modo a prepará-los para atuar em realidades escolares marcadas pela diversidade, garantindo a todos os estudantes o acesso à educação de qualidade, promovendo o conhecimento e favorecendo o desenvolvimento integral de cada indivíduo.
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