SÁBADOS DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM O PIBID
Palavras-chave:
Alfabetização; Estratégias pedagógicas; Ludicidade; Iniciação à DocênciaResumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas no Projeto Alfabetização do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A iniciativa busca auxiliar o processo de alfabetização de crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ofertando atividades aos sábados, no contraturno escolar, com foco no aprimoramento da leitura, da escrita e da interpretação textual. A metodologia utilizada envolveu inicialmente a seleção, pela própria escola, das crianças que apresentavam maior necessidade de apoio em seu processo de alfabetização. Em seguida, no primeiro contato das pibidianas com as crianças, foi realizada identificação do nível de desenvolvimento de cada estudante, o que possibilitou a divisão das crianças em dois grupos distintos. O primeiro grupo foi composto por crianças em níveis2 pré-silábico e silábico, enquanto o segundo grupo reuniu aquelas situadas no nível silábico-alfabético. Para o primeiro grupo, foram desenvolvidas atividades lúdicas como jogos com o próprio nome, brincadeiras com palavras do cotidiano, bingo dos nomes e das sílabas, jogo de troca de letras, caixa de rimas e dinâmicas como trava ou destrava. Essas estratégias pedagógicas tiveram como finalidade consolidar as bases iniciais da alfabetização, promovendo o reconhecimento de letras e a formação de sílabas. Já para o segundo grupo, as práticas envolveram jogos pedagógicos, dobraduras, brincadeiras com balões e exercícios que exigiam maior elaboração textual, possibilitando o aprimoramento da leitura, da escrita e da interpretação. Os resultados parciais evidenciam avanços significativos no desenvolvimento das crianças, uma vez que a associação entre atividades lúdicas e conteúdos pedagógicos favoreceu maior engajamento, participação e autonomia. Além disso, a contextualização das dinâmicas com situações cotidianas mostrou-se essencial para estimular a compreensão, a interpretação crítica e o pensamento reflexivo dos educandos. Conclui-se que o projeto contribui de forma relevante para o fortalecimento da alfabetização, constituindo-se como uma prática pedagógica significativa tanto para os estudantes em processo de aprendizagem quanto para a formação inicial das bolsistas envolvidas.
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