ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DO SISTEMA URINÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PIBID

Autores

  • Jhulia Gabrielly Scarmucini Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Gesica Zewicker Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Sandra Maria Wirzbicki Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Claudia Almeida Fioresi Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Janice Tubiana Escola Estadual Marquês de Maricá

Palavras-chave:

ensino de ciências; prática pedagógica; educação básica; ensino por investigação; formação docente

Resumo

O sistema urinário muitas vezes é abordado nas escolas de forma teórica e tradicional, principalmente quando há ausência de laboratórios ou de modelos anatômicos específicos para estudo. Através disso, este trabalho teve como objetivo relatar uma experiência didática, desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)-Interdisciplinar em Ciências, utilizando uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para abordar o sistema urinário em turmas do 8° ano do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual do município de Santa Izabel do Oeste no estado do Paraná.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Ensino - Campus Realeza