MONITORIA DE ENSINO EM ESTATÍSTICA BÁSICA, EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA E TCC NO CAMPUS CERRO LARGO
Palavras-chave:
monitoria, conhecimento, dúvidas, projetoResumo
A área da estatística é de grande importância, desempenhando papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. A oferta ocorre no campus Cerro Largo, nos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Agronomia, Engenharia Ambiental e na pós-graduação. O projeto de monitoria em Estatística Básica, Experimentação Agrícola e TCC tem como objetivo proporcionar aos discentes uma alternativa de estudo, com foco no aprimoramento de conhecimentos e na resolução de dúvidas. Devido às turmas de estatística ser na maioria das vezes grandes, é importante o acompanhamento do monitor nas aulas e disponibilidade de horários extraclasse para atendimento dos alunos. A maior procura pela monitoria ocorre em períodos antecedentes às avaliações e diante da quantidade de alunos matriculados nas disciplinas, a busca pela monitoria no decorrer do semestre é considerada baixa. A monitoria é uma forma de introduzir os monitores na docência, de modo a incentivá-los à adoção de estratégias de estudo fundamentados em revisão bibliográfica, análise de materiais didáticos e exemplos práticos. O monitor deve adotar técnicas de estudo onde consiga sanar as dúvidas dos alunos e passar de forma clara os conceitos e explicações do conteúdo. As atribuições do monitor são o acompanhamento das aulas auxiliando na realização e interpretação de atividades onde se faz necessário o uso da calculadora científica, principalmente no modo estatístico e operacionalização dos softwares estatísticos, como Calc e RStudio. Além do acompanhamento de aulas, são disponibilizados horários extraclasse para auxiliar na compreensão de assuntos mal assimilados, dúvidas na elaboração de tabelas e gráficos e principalmente no manuseio e interpretação de testes estatísticos no RStudio e Sisvar, que é aplicado na Estatística Básica, Experimentação Agrícola e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Além de ser uma ótima experiência para o monitor, a monitoria é uma possibilidade de os discentes buscarem conhecimento do conteúdo com quem já cursou a disciplina. A prática da monitoria oferece ao monitor a oportunidade de compreender melhor a prática docente e o valor do profissional, além de desenvolver e reforçar a organização, comunicação oral e a capacidade de perceber as dúvidas de alunos e oferecer respostas rápidas e precisas. A monitoria abre espaço para atuação em projetos de pesquisa, aproximando o estudante da prática científica. Ao colaborar na elaboração de projetos e na aplicação do conhecimento em contextos interdisciplinares, o monitor passa a ver com mais clareza a aplicabilidade dos conteúdos estudados e fortalece a capacidade de pesquisar e resolver problemas. Durante o semestre 2025/1 foram realizados 32 atendimentos de forma online e presencial na sala 408 no laboratório de informática. As dúvidas mais frequentes durante os atendimentos foram no manuseio e interpretação dos dados estatísticos no Software RStudio, na elaboração de tabelas, interpretação do histograma, probabilidade e na compreensão de alguns conceitos sobre delineamentos e análise experimental. O projeto de monitoria impacta positivamente no aprendizado dos alunos que vão sanar as dúvidas, do monitor que terá uma ótima experiência para a carreira docente e dos professores que terão um retorno do monitor em relação às dúvidas dos discentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Both Schneider, Eduardo Henrique Leichter, Tatiane Chassot, Denize Ivete Reis, Iara Denise Endruweit Battisti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

