MONITORIA DE ENSINO EM ESTATÍSTICA BÁSICA, EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA E TCC NO CAMPUS CERRO LARGO

Autores

  • Guilherme Both Schneider UFFS - Campus - Cerro Largo - RS
  • Eduardo Henrique Leichter UFFS - Campus - Cerro Largo - RS
  • Tatiane Chassot UFFS - Campus - Cerro Largo - RS
  • Denize Ivete Reis UFFS - Campus - Cerro Largo - RS
  • Iara Denise Endruweit Battisti UFFS - Campus - Cerro Largo - RS

Palavras-chave:

monitoria, conhecimento, dúvidas, projeto

Resumo

A área da estatística é de grande importância, desempenhando papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. A oferta ocorre no campus Cerro Largo, nos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Agronomia, Engenharia Ambiental e na pós-graduação. O projeto de monitoria em Estatística Básica, Experimentação Agrícola e TCC tem como objetivo proporcionar aos discentes uma alternativa de estudo, com foco no aprimoramento de conhecimentos e na resolução de dúvidas. Devido às turmas de estatística ser na maioria das vezes grandes, é importante o acompanhamento do monitor nas aulas e disponibilidade de horários extraclasse para atendimento dos alunos. A maior procura pela monitoria ocorre em períodos antecedentes às avaliações e diante da quantidade de alunos matriculados nas disciplinas, a busca pela monitoria no decorrer do semestre é considerada baixa. A monitoria é uma forma de introduzir os monitores na docência, de modo a incentivá-los à adoção de estratégias de estudo fundamentados em revisão bibliográfica, análise de materiais didáticos e exemplos práticos. O monitor deve adotar técnicas de estudo onde consiga sanar as dúvidas dos alunos e passar de forma clara os conceitos e explicações do conteúdo. As atribuições do monitor são o acompanhamento das aulas auxiliando na realização e interpretação de atividades onde se faz necessário o uso da calculadora científica, principalmente no modo estatístico e operacionalização dos softwares estatísticos, como Calc e RStudio. Além do acompanhamento de aulas, são disponibilizados horários extraclasse para auxiliar na compreensão de assuntos mal assimilados, dúvidas na elaboração de tabelas e gráficos e principalmente no manuseio e interpretação de testes estatísticos no RStudio e Sisvar, que é aplicado na Estatística Básica, Experimentação Agrícola e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Além de ser uma ótima experiência para o monitor, a monitoria é uma possibilidade de os discentes buscarem conhecimento do conteúdo com quem já cursou a disciplina. A prática da monitoria oferece ao monitor a oportunidade de compreender melhor a prática docente e o valor do profissional, além de desenvolver e reforçar a organização, comunicação oral e a capacidade de perceber as dúvidas de alunos e oferecer respostas rápidas e precisas. A monitoria abre espaço para atuação em projetos de pesquisa, aproximando o estudante da prática científica. Ao colaborar na elaboração de projetos e na aplicação do conhecimento em contextos interdisciplinares, o monitor passa a ver com mais clareza a aplicabilidade dos conteúdos estudados e fortalece a capacidade de pesquisar e resolver problemas. Durante o semestre 2025/1 foram realizados 32 atendimentos de forma online e presencial na sala 408 no laboratório de informática. As dúvidas mais frequentes durante os atendimentos foram no manuseio e interpretação dos dados estatísticos no Software RStudio, na elaboração de tabelas, interpretação do histograma, probabilidade e na compreensão de alguns conceitos sobre delineamentos e análise experimental. O projeto de monitoria impacta positivamente no aprendizado dos alunos que vão sanar as dúvidas, do monitor que terá uma ótima experiência para a carreira docente e dos professores que terão um retorno do monitor em relação às dúvidas dos discentes.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Ensino - Campus Cerro Largo