EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA APLICADA: SENSIBILIZAÇÃOATRAVÉS DA TEMATIZAÇÃO “PELAS TRILHAS DA ONÇA-PARDA”

Autores

  • João Rodolfo Felden UFFS
  • Betina Donadel
  • Manuela Da Costa Turcato
  • Galuco Ferreira Goularte
  • Ruben Alexandre Boelter

Palavras-chave:

biodiversidade; ensino; interdisciplinaridade; onça parda.

Resumo

No cenário atual, a expansão agrícola tem provocado a conversão de áreas destinadas à conservação da biodiversidade, resultando na redução significativa dos habitats da fauna silvestre. Esse processo tem contribuído diretamente para um fenômeno recorrente na atualidade: o aumento da incidência de onças-pardas em zonas urbanas, em rodovias e, sobretudo, em áreas rurais. Essa aproximação entre pessoas e grandes predadores é resultado da fragmentação dos ecossistemas e da consequente escassez de recursos naturais, ocasionando a deslocação das espécies em busca de alimento e abrigo. Com o objetivo de promover a reflexão e sensibilização sobre a sobre a Biodiversidade Regional,  foram desenvolvidas duas aulas temáticas com foco na espécie Puma concolor e nos desafios enfrentados nos últimos quatro anos. Assim, tornou-se cabível a abordagem conjunta de diversos temas relacionados. As atividades foram realizadas com turmas do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong, articulando conteúdos conceituais e práticos.  A atividade  evidenciou a importância ecológica da onça-parda nos ecossistemas regionais e, por meio de uma abordagem didática prática, possibilitou o aprendizado sobre funcionamento das cadeias alimentares, consolidando conceitos como:  produtores, consumidores, níveis tróficos e sobrevivência das espécies. Em suma, a realização das atividades educativas sobre o felídeo revelou aspectos relevantes acerca do nível de conhecimento prévio dos estudantes. Observou-se que, inicialmente, demonstravam desconhecimento quase total da crescente incidência do animal em municípios próximos, evidenciando uma lacuna na divulgação de informações da fauna silvestre local. Por outro lado, os alunos apresentaram boa percepção sobre problemáticas ambientais mais amplas, sendo capazes, ao final, de associá-las à ameaça de extinção de diversas espécies. Portanto, reforça-se  a significância da  extensão universitária, fomentando a vital integração entre ciência, educação e sociedade, que corrobora para a formação de cidadãos atuantes em defesa da natureza.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo