INTEGRAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DOS CIRCUITOS EDUCATIVOS NO CAMPUS CHAPECÓ

Autores

  • Gabriela Balduino UFFS
  • Karina Leticia Strapazzon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Eneida de Almeida
  • James Luiz Berto

Palavras-chave:

interação escola-universidade, educação básica, extensão universitária

Resumo

O projeto de extensão “Circuitos Educativos no Campus Chapecó: escolas na UFFS e UFFS nas escolas”, vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), tem como finalidade promover a integração entre a educação básica e o ensino superior por meio de ações educativas. Fundamentado numa abordagem prática, o projeto busca ampliar e qualificar o diálogo entre universidade e comunidade escolar, incentivando a continuidade dos estudos e a valorização do conhecimento como instrumento de transformação social. Sua estrutura organiza-se em duas frentes de atuação: (1) circuito de visitação permanente ao campus, que oportuniza a estudantes da educação básica a participação em aulas-modelo e visitas guiadas a laboratórios, biblioteca, auditórios e demais espaços acadêmicos, com realização de oficinas, palestras, cursos e exposições; (2) circuito de atividades que podem ser desenvolvidas tanto no campus quanto nas escolas, incluindo palestras, oficinas, participação em eventos escolares e implementação de ações conjuntas conforme demandas específicas. Desde maio de 2025, são realizadas reuniões de planejamento com docentes e setores da universidade para definir as atividades, organizar o calendário, a forma de oferta e estabelecer estratégias de divulgação. Entre as ações previstas para serem ofertadas no Campus, estão sendo priorizadas, inicialmente, as visitações e oficinas nos laboratórios. Nessas visitas estão previstas uma apresentação institucional da UFFS e seus cursos, seguida por duas atividades com duração aproximada de 45 minutos cada, um intervalo e um passeio pelos espaços do Campus, incluindo a biblioteca e o terraço. A metodologia prevê a participação ativa de acadêmicos e docentes na concepção e execução das ações, promovendo aprendizagem mútua e protagonismo estudantil. Os impactos esperados incluem o fortalecimento da interação universidade-comunidade, a ampliação dos horizontes acadêmicos e profissionais de estudantes da educação básica e a consolidação de um espaço formativo recíproco entre docentes, discentes e a comunidade escolar. Contudo, o programa enfrenta desafios operacionais, como a adesão limitada de alguns cursos da universidade ao planejamento e oferta de atividades, e a logística de transporte dos estudantes, dependente de apoio das secretarias municipais de educação. Apesar dessas limitações, o projeto mantém-se como iniciativa estratégica para a democratização do acesso ao ensino superior e o fortalecimento do compromisso institucional da UFFS com o desenvolvimento social, científico e cultural da região oeste de Santa Catarina.

 

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Chapecó