A QUESTÃO DA PESQUISA CONFIÁVEL NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID
Palavras-chave:
Pibid, Intervenção, Educação Básica, Pesquisa confiávelResumo
A atual edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID iniciou em novembro de 2024. Em fevereiro de 2025 iniciaram as atividades presenciais do subprojeto na E.E.B. Tancredo de Almeida Neves. Esta escola fica localizada no Bairro Efapi, em Chapecó-SC. O bairro formou-se ao redor das agroindústrias que se estabeleceram no local a partir da década de 1970. Hoje o local conta com aproximadamente 70 mil habitantes, sendo um dos maiores bairros de Santa Catarina. Parte significativa dos moradores do local são imigrantes haitianos e venezuelanos, assim como migrantes do norte e nordeste. Ao longo do percurso no subprojeto os bolsistas do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul observaram a realidade local. Entenderam o funcionamento escolar, a cultura do bairro, o perfil dos estudantes e os desafios da prática docente. Nos primeiros três meses analisaram os documentos e diretrizes que regem a educação brasileira. Iniciaram a leitura de documentos como o PPP da escola e a BNCC. A BNCC permite que o professor em formação tome conhecimento da prática educativa e da Instituição como espaço político regulamentado, com objetivos e metas estabelecidas a nível nacional. O PPP por sua vez permite vislumbrar como a escola se organiza internamente e como ela põe em prática os objetivos da BNCC na realidade escolar. Em março de 2025 os graduandos participaram das formações, assistiram às aulas e no mês seguinte elaboraram a intervenção. A proposta desenvolvida pelo grupo foi a produção de fanzines autorais com a temática “Egito antigo”. O objetivo do trabalho foi iniciar o aluno no processo de pesquisa e apresentar a importância da busca em locais confiáveis. Para isso foram selecionados subtemas como “geografia do Egito antigo”, “ciência, arte, religião” e “arqueologia”. A oficina de fanzines iniciou com a ida dos alunos à sala de informática da escola. A pesquisa deveria ser realizada em sites confiáveis como o Enciclopédia da História Mundial e Museu Egípcio e Rosacruz. A partir das informações encontradas e anotadas os alunos iniciaram a produção dos fanzines. O resultado...
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