GESTÃO ESCOLAR E MENTORIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO COTIDIANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ÉRICO VERÍSSIMO
Palavras-chave:
Mentoria, Estágio Obrigatório Supervisionado; Estágio em Gestão Escolar; Formação do pedagogo; Projeto Político Pedagógico; Regimento Escolar.Resumo
A atividade investigativa realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, desenvolvida no contexto de Estágio Curricular Supervisionado - Gestão Escolar, buscou compreender o trabalho da gestão da instituição a partir da observação do seu cotidiano, das interações com a equipe diretiva e de uma roda de conversa com a diretora e a vice-diretora da instituição. O estudo evidenciou que a gestão escolar se constitui como espaço de múltiplas demandas, que ultrapassam os aspectos administrativos, envolvendo responsabilidades pedagógicas, relações interpessoais e desafios sociais que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem. Entre os principais pontos observados destacam-se as dificuldades enfrentadas pelas gestoras diante da falta de recursos humanos, da sobrecarga de responsabilidades e das exigências burocráticas que limitam a autonomia da escola. Também, foi analisada a atuação da mentoria pedagógica na escola, política instituída pela Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul em 2023, cuja finalidade declarada é fortalecer a gestão e promover práticas pedagógicas eficazes. No entanto, os relatos das gestoras revelaram que, na prática, a mentoria pedagógica tem se caracterizado mais como um mecanismo de controle e de cobrança de metas, do que como um espaço de apoio e diálogo formativo. Essa dinâmica gera tensões no coletivo escolar e reduz o potencial de transformação que a proposta poderia oferecer. Além disso, apontaram-se limitações como a falta de tempo da mentora na escola, a ausência de recursos para implementar as propostas sugeridas, bem como a pouca aproximação com a realidade cotidiana da instituição, especialmente com os docentes. Apesar de contribuir em alguns aspectos, como no cumprimento de prazos e no encaminhamento de novas ideias, a mentoria tem se distanciado do objetivo de construir, coletivamente, soluções para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. A experiência investigativa, portanto, permitiu compreender a complexidade da gestão escolar e a necessidade de repensar a atuação da mentoria pedagógica, de modo que está se efetive como prática participativa, formativa e emancipadora, valorizando o diálogo e a escuta das demandas da comunidade escolar.
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