SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM CONTEÚDO DE NEUTRALIZAÇÃO EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Kathleen Hildebrando Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • SANTANA, T. F.
  • MARTINS, L.
  • ARRIGO,V.
  • BISCAINO, A. P.

Palavras-chave:

Ensino; Química; Ensino Médio; Oficina.

Resumo

problema central, que orienta toda a dinâmica da aula. Nesse contexto, o presente resumo apresenta a realização de oficinas no Colégio Estadual Doze de Novembro, nos dias 21/05 e 01/06, com a turma 1º B do Ensino Médio, no período da manhã. As oficinas foram estruturadas em torno da seguinte questão: “Vocês sabem algum exemplo de reação química que ocorre em nosso cotidiano? O que é uma reação química?”. Na primeira etapa, os monitores disponibilizaram imagens de reações químicas e físicas para que os estudantes as classificassem conforme seus próprios critérios, respondendo às perguntas norteadoras: “O que as imagens acima representam?”; “É possível estabelecer alguma relação entre elas?”; e “Se vocês fossem organizar as imagens em classes, quais seriam essas classes?”. Essa classificação, realizada sem intervenção direta, foi essencial para o desenvolvimento da SEI. Os resultados obtidos foram registrados no quadro, considerando as características destacadas pelos alunos ao separar os fenômenos químicos e físicos. A partir desse levantamento, os professores resgataram os conhecimentos prévios e conduziram a explicação do conteúdo. Na sequência, em aula prática realizada no laboratório, os estudantes foram organizados em grupos de quatro integrantes e realizaram um experimento de neutralização. Para isso, utilizaram vidrarias, solução de HCl (ácido), NaOH (base) e fenolftaleína como indicador. Inicialmente, adicionaram o ácido ao béquer junto ao indicador e registraram suas observações em forma de anotações ou desenhos. Em seguida, acrescentaram pequenas quantidades de base, observando o surgimento de uma tonalidade rosada, que desaparecia ao ser misturada. Progressivamente, adicionaram mais base até que a neutralização fosse atingida, momento em que a coloração permaneceu estável. Ao final da atividade, os professores solicitaram que os alunos explicassem, com suas próprias palavras, o que havia ocorrido, e todos apresentaram respostas corretas. A experiência foi então repetida de maneira inversa. Na semana seguinte, realizou-se uma nova prática de neutralização, desta vez utilizando o paladar. Misturou-se pó de gelatina com ácido cítrico em um recipiente e, em outro, bicarbonato de sódio dissolvido em água com pó de gelatina. Os alunos degustaram as soluções, identificando qual correspondia ao ácido e qual representava a base, relatando suas percepções em forma de relatório. A maioria conseguiu distinguir corretamente, apoiando-se na diferença acentuada de sabor.

 

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Ensino - Campus Realeza