LER E NÃO COMPREENDER: UM OLHAR PARA AS DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL ENTRE JOVENS

Autores

  • Laura Karolina Ribeiro dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim
  • Jonas Antonio Bertolassi Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Erechim

Palavras-chave:

Interpretação textual; Leitura crítica; Letramento digital.

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender melhor os fatores que dificultam a interpretação de textos entre jovens de 15 a 24 anos. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa baseada em estudos bibliográficos publicados entre 2000 e 2023. Nosso referencial teórico se apoia em autores como Koch e Elias, Soares, Mortatti e Zilberman. A análise foi organizada em três temas principais: o ensino da leitura, o letramento digital e a formação dos professores. Na discussão, identificamos que as principais dificuldades estão relacionadas à abordagem mecânica do ensino, à formação insuficiente dos docentes e ao impacto fragmentado da cultura digital. Os resultados mostram que superar esses desafios exige uma mudança nas práticas pedagógicas, com foco na mediação crítica, no uso de metodologias ativas e na integração consciente da tecnologia no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Laura Karolina Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim

    Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim.

  • Jonas Antonio Bertolassi, Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Erechim

    Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim