LER E NÃO COMPREENDER: UM OLHAR PARA AS DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL ENTRE JOVENS
Palavras-chave:
Interpretação textual; Leitura crítica; Letramento digital.Resumo
Este artigo tem como objetivo entender melhor os fatores que dificultam a interpretação de textos entre jovens de 15 a 24 anos. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa baseada em estudos bibliográficos publicados entre 2000 e 2023. Nosso referencial teórico se apoia em autores como Koch e Elias, Soares, Mortatti e Zilberman. A análise foi organizada em três temas principais: o ensino da leitura, o letramento digital e a formação dos professores. Na discussão, identificamos que as principais dificuldades estão relacionadas à abordagem mecânica do ensino, à formação insuficiente dos docentes e ao impacto fragmentado da cultura digital. Os resultados mostram que superar esses desafios exige uma mudança nas práticas pedagógicas, com foco na mediação crítica, no uso de metodologias ativas e na integração consciente da tecnologia no processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laura Karolina Ribeiro dos Santos, Jonas Antonio Bertolassi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

