DO ATENDIMENTO AO PLANEJAMENTO: RELATO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFFS – CAMPUS REALEZA

Autores

  • Yasmin Pequini Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Amanda Frigo Berlatto
  • Isac Soares Emidio
  • Sandra Maria Wirzbicki

Palavras-chave:

Estágio, Biblioteca, Aprendizagem, Universidade

Resumo

A biblioteca universitária constitui um espaço estratégico para a consolidação da vida acadêmica, ao assegurar o acesso à informação e atuar como mediadora do conhecimento, oferecendo suporte técnico, pedagógico e científico a discentes, docentes e à comunidade acadêmica. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências desenvolvidas em estágio não obrigatório na Biblioteca Universitária da UFFS – Campus Realeza, evidenciando sua relevância para a formação acadêmica, profissional e social dos estudantes. As atividades desenvolvidas no estágio abrangeram diferentes rotinas da biblioteca, quais sejam o atendimento ao público no empréstimo e devolução de materiais através do sistema Pergamum; auxílio em processos de renovação e reservas; apoio ao processamento técnico de novos exemplares, como carimbagem, etiquetagem e inserção no sistema; orientação aos usuários no uso da Biblioteca Virtual “Minha Biblioteca”, Repositório Digital da UFFS e das bases de dados acadêmicas; além da organização do acervo físico e digital, garantindo que a informação esteja acessível de maneira eficiente. Essas experiências possibilitaram compreender a complexa rede de processos que ocorre nos bastidores até que o conhecimento esteja disponível ao usuário. O estágio também contribuiu diretamente para o desenvolvimento de competências interpessoais, como empatia, comunicação e responsabilidade, ao lidar diariamente com o público e com as demandas diversas da comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo, contribuiu para o desenvolvimento de competências acadêmicas fundamentais, tais como a leitura crítica, a sistematização das informações e a condução de pesquisas científicas. Além disso, observou-se a importância de políticas institucionais que estruturam o funcionamento da biblioteca, como a Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC), que estabelece diretrizes para a formação, atualização e conservação do acervo. Assim, a biblioteca se mantém alinhada aos projetos pedagógicos dos cursos e às demandas da comunidade acadêmica, além de incorporar novas mídias e tecnologias com a evolução científica e educacional. De igual modo, o Plano de Contingência do Sistema de Bibliotecas da UFFS é um instrumento essencial para garantir a continuidade dos serviços e o acesso aos recursos informacionais, prevendo riscos que possam comprometer os fluxos de atendimento e propondo medidas preventivas para minimizar eventuais impactos. Além da dimensão formativa, o estágio remunerado representa um elemento fundamental de permanência estudantil: ao possibilitar fomento financeiro, garante que estudantes possam manter-se na universidade, conciliando sua formação acadêmica com condições de subsistência. A Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, determina que nos estágios não obrigatórios o pagamento de bolsa-auxílio e auxílio-transporte seja obrigatório, além de assegurar o direito a recesso remunerado, reforçando o caráter legítimo e formativo dessa experiência. Esse apoio financeiro não apenas valoriza o tempo do estudante, mas também constitui um recurso essencial para sua trajetória acadêmica, como apontam estudos sobre o tema. Assim, o estágio em bibliotecas universitárias não se limita à execução de tarefas administrativas, mas caracteriza um ambiente de formação e aprendizagem. Nele, se promove a integração, além disso, o desenvolvimento da autonomia e senso crítico; ampliando o processo de formação acadêmico-profissional. 

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Extensão & Cultura - Campus Realeza