"SABER EM CENA": A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA TRANSFORMAR O TEMPO DE ESPERA EM APRENDIZADO EM SAÚDE

Autores

  • Blenda Rodrigues Bezerra UFFS
  • Patrícia Hass UFFS
  • Jane Kelly Oliveira Friestino UFFS

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Vídeos Educativos, Promoção de saúde, SUS

Resumo

A produção de materiais educativos em saúde configura-se como uma prática fundamental para a democratização da informação, promoção do conhecimento e consolidação da cidadania, assumindo especial relevância em espaços de ampla circulação de pessoas, a exemplo dos ambulatórios universitários. A proposta deste projeto de cultura visa ao desenvolvimento de vídeos educativos a serem exibidos nos ambulatórios da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, com o intuito de transformar o tempo de espera em oportunidade de aprendizado e reflexão. As ações fazem parte do Programa de Cultura CURAdoRia: arte para a formação médica cidadã, aprovado no Edital Nº 223/GR/UFFS/2025. Estas, buscam informar a população sobre medidas de prevenção, tratamento e promoção da saúde, além de oferecer um espaço de acolhimento e aproximação entre a Universidade e a comunidade, reforçando o papel social da instituição de ensino superior. Nesse contexto, o tempo de espera nos ambulatórios deixa de ser um período ocioso e passa a constituir-se em oportunidade de transformação e produção de conhecimento, permitindo que os usuários ampliem sua compreensão sobre temas de saúde enquanto aguardam atendimento. Os vídeos, com duração de dois a cinco minutos, abordarão temas como prevenção de doenças, cuidados com doenças crônicas, saúde da mulher e da criança, sendo elaborados com linguagem clara, objetiva e acessível, de forma a alcançar diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Para garantir maior atratividade e compreensão, serão utilizados recursos visuais como ilustrações, animações, personagens virtuais e legendas explicativas, sempre preservando o rigor científico das informações transmitidas e garantindo que os conteúdos sejam atualizados e fundamentados em evidências. Além de otimizar o tempo de espera nos ambulatórios, os vídeos educativos têm o potencial de favorecer a autonomia dos pacientes e acompanhantes na tomada de decisões sobre sua saúde, ampliando o acesso a informações de qualidade e contribuindo para a desmistificação de práticas baseadas em desinformação, fenômeno cada vez mais presente no cenário contemporâneo. Ao mesmo tempo, a execução do projeto promove a integração dos acadêmicos de Medicina na produção de materiais de extensão, estimulando a vivência prática do compromisso social da universidade pública, a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe. Nesse sentido, a iniciativa não se limita a um instrumento de transmissão de conteúdo, mas se apresenta como ação cultural e extensionista que favorece a formação integral dos estudantes, fortalecendo a responsabilidade cidadã, a empatia no cuidado em saúde e o senso crítico diante dos desafios da comunicação científica. Os vídeos também incluirão informações sobre onde buscar apoio e atendimento, valorizando a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), da própria UFFS e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, reforçando a importância do acesso universal e gratuito aos serviços de saúde. Espera-se que o projeto contribua para estreitar os vínculos entre a instituição acadêmica, a comunidade usuária dos serviços de saúde e os profissionais envolvidos, configurando-se como prática inovadora, de baixo custo e de elevado potencial de impacto social, com possibilidade de replicação em outros contextos. Dessa forma, a iniciativa reafirma a importância da universidade como espaço de produção de conhecimento, de difusão cultural e de compromisso com o bem-estar coletivo, colocando-se como experiência significativa tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Chapecó