O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO CAPACITANUTRI ROTULAGEM

Autores

  • Elis Carolina de Souza Fatel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Julia Oliveira Penteado Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jucieli Weber Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Olívia Paes Vieira Nami Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Edineia Paula Sartori Schmitz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria EduardaTasca Ferracioli Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Luiza Costa Saraiva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sthefany Catherine Silva Texeira Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Doenças Crônicas Não Transmissíveis; saúde; alimentos; extensão universitária; informação;

Resumo

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas a serem cumpridas até 2030, determinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de promover o fim da pobreza, a proteção do meio ambiente e do clima e garantir para a população paz e prosperidade. Destaca-se o ODS 3, saúde e bem-estar, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. Na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza desenvolve-se um projeto de extensão chamado CapacitaNutri Rotulagem, que realiza a rotulagem de alimentos para agricultores familiares, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de Realeza-PR e região, além de atividades de educação alimentar e nutricional buscando a melhoria das condições de vida e saúde dos envolvidos pelas ações extensionistas. No presente trabalho, objetiva-se relacionar atividades extensionistas do projeto CapacitaNutri rotulagem com o ODS 3. Para tanto, observou-se as metas da ODS 3 e as atividades que são realizadas pelo CapacitaNutri Rotulagem. 

 Considerando-se que o projeto realiza rotulagem de alimentos das mais diversas origens, como sorvetes, bolachas, mel, geleias e de acordo com a legislação de rotulagem que estabelece a inclusão da tabela de informação nutricional e rotulagem nutricional frontal,  pode-se observar que o projeto tem relação direta a meta 3.4 do ODS 3, que possui o objetivo de reduzir a mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) e promover a saúde, pois possibilita o acesso à informação para escolha alimentar informada dos indivíduos. As principais doenças crônicas não transmissíveis são a hipertensão, causada pela alta ingestão de sódio, hipocolesterolemia, influenciada pela alta ingestão de gorduras saturadas, a diabetes e a obesidade, cuja etiologia está relacionada, entre outros fatores, a alta ingestão de açúcares. A contribuição da rotulagem dos alimentos na diminuição dessas doenças pode ser sugerida pois pessoas com essas patologias podem realizar escolhas conscientes, auxiliando no bem-estar dos mesmos.  

Pode-se concluir que as atividades de rotulagem realizadas pelo projeto extensionista estão relacionadas com o ODS 3 e podem contribuir com a melhora da qualidade de vida e saúde, podendo auxiliar na redução de doenças crônica não transmissíveis através da informação proporcionada pelas informações de rotulagem presentes nos rótulos dos alimentos e a patologia dos indivíduos, que podem realizar uma escolha com responsabilidade e cuidado com a própria vida. 

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Realeza