O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO CAPACITANUTRI ROTULAGEM
Palavras-chave:
Doenças Crônicas Não Transmissíveis; saúde; alimentos; extensão universitária; informação;Resumo
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas a serem cumpridas até 2030, determinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de promover o fim da pobreza, a proteção do meio ambiente e do clima e garantir para a população paz e prosperidade. Destaca-se o ODS 3, saúde e bem-estar, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. Na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza desenvolve-se um projeto de extensão chamado CapacitaNutri Rotulagem, que realiza a rotulagem de alimentos para agricultores familiares, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de Realeza-PR e região, além de atividades de educação alimentar e nutricional buscando a melhoria das condições de vida e saúde dos envolvidos pelas ações extensionistas. No presente trabalho, objetiva-se relacionar atividades extensionistas do projeto CapacitaNutri rotulagem com o ODS 3. Para tanto, observou-se as metas da ODS 3 e as atividades que são realizadas pelo CapacitaNutri Rotulagem.
Considerando-se que o projeto realiza rotulagem de alimentos das mais diversas origens, como sorvetes, bolachas, mel, geleias e de acordo com a legislação de rotulagem que estabelece a inclusão da tabela de informação nutricional e rotulagem nutricional frontal, pode-se observar que o projeto tem relação direta a meta 3.4 do ODS 3, que possui o objetivo de reduzir a mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) e promover a saúde, pois possibilita o acesso à informação para escolha alimentar informada dos indivíduos. As principais doenças crônicas não transmissíveis são a hipertensão, causada pela alta ingestão de sódio, hipocolesterolemia, influenciada pela alta ingestão de gorduras saturadas, a diabetes e a obesidade, cuja etiologia está relacionada, entre outros fatores, a alta ingestão de açúcares. A contribuição da rotulagem dos alimentos na diminuição dessas doenças pode ser sugerida pois pessoas com essas patologias podem realizar escolhas conscientes, auxiliando no bem-estar dos mesmos.
Pode-se concluir que as atividades de rotulagem realizadas pelo projeto extensionista estão relacionadas com o ODS 3 e podem contribuir com a melhora da qualidade de vida e saúde, podendo auxiliar na redução de doenças crônica não transmissíveis através da informação proporcionada pelas informações de rotulagem presentes nos rótulos dos alimentos e a patologia dos indivíduos, que podem realizar uma escolha com responsabilidade e cuidado com a própria vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elis Carolina de Souza Fatel, Julia Oliveira Penteado, Jucieli Weber, Olívia Paes Vieira Nami, Edineia Paula Sartori Schmitz, Maria EduardaTasca Ferracioli Pereira, Maria Luiza Costa Saraiva, Sthefany Catherine Silva Texeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

