A RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA E JOGOS E BRINCADEIRAS: O QUE O PROGRAMA “ALFABETIZA TCHÊ” APRESENTA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
Palavras-chave:
Leitura e escrita, Jogos e brincadeiras, Alfabetiza Tchê, Livros didáticos, 1º e 2º ano do Ensino FundamentalResumo
A partir do estudo dos livros didáticos “Veredas da leitura e da escrita” e “Trilhas da leitura e da escrita”, do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental do programa “Alfabetiza Tchê”, este trabalho teve como objetivo relacionar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita e jogos e brincadeiras presentes nos livros analisados. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico e de análise documental dos volumes 1 de “Veredas da leitura e da escrita” e “Trilhas da leitura e da escrita”, do 1º e 2º ano, embasada majoritariamente pelos escritos de autores que dialogam com esta temática, tais como Loss e Souza (2020) e Costa (2021), além da Base Nacional Comum Curricular (2017). O programa “Alfabetiza Tchê” é uma iniciativa do Estado do Rio Grande do Sul que busca garantir a alfabetização das crianças matriculadas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede estadual, sendo uma versão regional do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O “Alfabetiza Tchê” possui materiais impressos e digitais, os quais estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Em relação à análise dos livros, pode-se afirmar que diversos jogos são utilizados nas propostas, a fim de que os conteúdos sejam finalizados de uma forma mais descontraída. Esses jogos proporcionam momentos de interação e de exploração, o que permite que as crianças aprendam de maneira mais cativante. Todavia, algumas das brincadeiras carecem de contextualização com a realidade das crianças, além de utilizarem de imagens artificiais. Apesar disso, os jogos desenvolvem habilidades importantes, como a identificação dos nomes próprios, associações de palavras e o reconhecimento de regras da Língua Portuguesa. Concluiu-se que, ao combinar elementos lúdicos e pedagógicos, os materiais têm potencial para tornar o processo de alfabetização mais prazeroso e eficaz, embora precisem estar alinhados às vivências, às experiências e às realidades das crianças.
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