A PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
Palavras-chave:
Produção de Alimentos;, Inspeção;, Derivados lácteos;, Metodologias ativas;, Ensino digitalResumo
O uso das mídias sociais como ferramenta de divulgação de pesquisas científicas, ensino e
extensão tem se mostrado eficaz para compartilhar conhecimentos técnicos de forma
acessível. Sua interface visual e de fácil navegação facilita a comunicação com públicos
diversos. Considerando esse potencial, o grupo Vet Alimentos produziu e divulgou três vídeos
educativos dentro do Instagram sobre a fabricação de derivados lácteos: queijo fresco, iogurte
natural e bebida láctea fermentada. O objetivo foi democratizar o conhecimento técnico sobre
a produção artesanal de derivados lácteos, utilizando linguagem clara e formatos compatíveis
com a comunicação digital contemporânea. Os vídeos foram gravados em ambiente adequado
à produção de alimentos, com todos os cuidados exigidos em boas práticas de higiene e
segurança. Acadêmicos do projeto divididos em duplas participaram ativamente das etapas de
roteirização, gravação e edição, o que favoreceu a formação prática e o protagonismo
estudantil. Cada vídeo abordou de forma clara e didática os principais pontos do processo
tecnológico: controle de temperatura, manipulação adequada do leite, tempo de fermentação e
higiene. O vídeo do queijo fresco (cerca de 2 minutos) apresentou o aquecimento do leite,
adição de coagulante, formação da coalhada e prensagem com sal. Já o da bebida láctea
fermentada (em torno de 2 minutos) utilizou leite e soro do queijo, reaproveitando um
subproduto rico em nutrientes que foi retirado da produção anterior, fermentado por até 4
horas e refrigerado por 16 horas. Enquanto o iogurte natural (aproximadamente 2min30s)
mostrou a desnaturação das proteínas a 95 °C, resfriamento, adição de fermento lácteo e
incubação por até 6 horas. Após a publicação dos vídeos no perfil do projeto Vet Alimentos,
houve um aumento expressivo no alcance e no engajamento dos seguidores, somando cerca de
quatro mil visualizações e recebendo comentários positivos sobre a clareza das explicações e
a facilidade de reprodução das receitas em casa. Além disso, a interação do público reforçou o
papel dos vídeos como recurso educativo e estímulo à produção de alimentos. A ação
demonstrou como ferramentas digitais podem contribuir para a difusão de conteúdos técnicos
de forma acessível e atrativa, fortalecendo o vínculo entre universidade e sociedade.
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