PROPOSTAS DE ESCRITA PARA 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO
Palavras-chave:
Livro didático;, Propostas de escrita;, AlfabetizaçãoResumo
O presente trabalho analisa como as propostas de escrita são apresentadas ao longo do livro didático “Desafio Língua Portuguesa - 1º ano” da Editora Moderna. O objetivo do estudo é investigar como são organizadas as propostas de escrita e se estas contribuem para a alfabetização das crianças. Como referencial teórico, foram utilizados autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (1998) e Schwartz (2008) para os estudos sobre alfabetização e produção textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido por meio da análise documental do livro didático “Desafio Língua Portuguesa - 1° ano”, da editora Moderna, na qual se investigou se há um viés tradicional da educação, reduzindo as propostas a atividades de memorização e de repetição, ou se possuem uma metodologia alinhada ao cotidiano das crianças. Após análise de oito propostas de escrita deste livro didático, nota-se uma demasiada presença de atividades que remetem à repetição e à memorização, tais como atividades que visam traçar letras em pontilhados e atividades de “interpretação de texto”, com perguntas que a criança só precisa copiar um trecho do texto para responder, não visando uma verdadeira proposta de entendimento do que foi lido. A criança precisa de propostas que se vinculem ao seu cotidiano e que seja o mais próximo possível da sua realidade, pois é dessa forma que a aprendizagem realmente acontece. Compreende-se que o livro didático deve ser usado como complemento de propostas de ensino e de aprendizagem da escrita, e não como fonte única de propostas. Por fim, conclui-se que o livro didático, em relação às propostas de escrita, apresenta viés e influência dos métodos tradicionais de alfabetização, além de utilizar uma linguagem pouco alinhada ao cotidiano das crianças, tornando-se artificial. Destacamos, ainda, que o uso do livro didático pode ser aliado a outras práticas que valorizam a brincadeira e a interação como principais meios, além de práticas que tragam referência ao cotidiano da criança para que a aprendizagem tenha significância.
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