O EXERCÍCIO LÚDICO NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO ESTÉTICO-CULTURAL: RELATO SOBRE A MONITORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFFS, CAMPUS CHAPECÓ

Autores

Palavras-chave:

experiências, ludicidade, arte

Resumo

Este resumo apresenta um relato de experiências vivenciadas na monitoria do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó, na modalidade de ensino, chamada no EDITAL 12/PROGRAD/UFFS/2024 - Seleção de Projetos de Monitoria de ensino UFFS - 2024, intitulado: Labrinque: Laboratório didático de arte, educação e infância para a formação de professores. O Projeto de Monitoria Labrinque aproxima os estudantes do curso de Pedagogia da UFFS às artes, a criatividade e a formação estético-cultural. A partir das múltiplas linguagens artísticas, o referido Projeto de Monitoria objetiva articular suas atividades aos componentes curriculares: Arte Educação e Infância; Brincadeiras, Interações e Linguagens na Educação Infantil; Organização Pedagógica da Educação Infantil; Estágio Curricular Supervisionado: Educação Infantil I; e, Estágio Curricular Supervisionado: Educação Infantil II. As atividades formativas, vivências e experiências artísticas oportunizadas pelo Projeto de Monitoria Labrinque acontecem no Laboratório de Expressão Artística do curso de Pedagogia. Este espaço-laboratório amplia e aproxima os estudantes do curso e monitores às artes, criações e confecção de materiais, integrando assim a teoria e a prática como processos indissociáveis neste projeto. Por meio de rodas de conversa entre professores coordenadores e monitores são realizados estudos e reflexões acerca da formação pedagógica pautada em experiências estética-culturais. A partir destes encontros são organizadas propostas lúdicas  em formato de oficinas direcionadas a diferentes espaços externos à universidade como: escolas, praças comunitárias e outros. Além disso, todo semestre é realizado oficinas vinculadas aos componentes curriculares citados, direcionados aos estudantes das licenciaturas. Os sujeitos envolvidos são professores da rede pública e privada, estudantes universitários, crianças. As práticas pedagógicas priorizam ações lúdicas, teatro, contação de história, rodas de poesia e música, elementos importantes para a formação docente. No projeto busca-se fortalecer a integração curricular para qualificar a formação acadêmica; articular atividades de pesquisa e extensão com as de ensino e  promover a iniciação à docência e a qualidade das relações de ensino e aprendizagem. Portanto, as vivências neste projeto propõem ações que valorizem  a diversidade, o olhar crítico, o trabalho coletivo de forma dialógica e reflexiva, pois a prática pedagógica a partir de uma dimensão estética e cultural requer experiências significativas.

Biografia do Autor

  • Dr. Aline F. Lazarotto, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Possui experiência de pesquisa e orientação na área dos estudos da História Social da Infância no Brasil e de Santa Catarina, processos de escolarização da infância, imprensa e direitos das crianças. É pesquisadora associada ao Laboratório de Relações de Gênero e Família - LABGEF/UDESC, membra do Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude ANPUH/Santa Catarina.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Chapecó