O EXERCÍCIO LÚDICO NUMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO ESTÉTICO-CULTURAL: RELATO SOBRE A MONITORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFFS, CAMPUS CHAPECÓ
Palavras-chave:
experiências, ludicidade, arteResumo
Este resumo apresenta um relato de experiências vivenciadas na monitoria do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó, na modalidade de ensino, chamada no EDITAL 12/PROGRAD/UFFS/2024 - Seleção de Projetos de Monitoria de ensino UFFS - 2024, intitulado: Labrinque: Laboratório didático de arte, educação e infância para a formação de professores. O Projeto de Monitoria Labrinque aproxima os estudantes do curso de Pedagogia da UFFS às artes, a criatividade e a formação estético-cultural. A partir das múltiplas linguagens artísticas, o referido Projeto de Monitoria objetiva articular suas atividades aos componentes curriculares: Arte Educação e Infância; Brincadeiras, Interações e Linguagens na Educação Infantil; Organização Pedagógica da Educação Infantil; Estágio Curricular Supervisionado: Educação Infantil I; e, Estágio Curricular Supervisionado: Educação Infantil II. As atividades formativas, vivências e experiências artísticas oportunizadas pelo Projeto de Monitoria Labrinque acontecem no Laboratório de Expressão Artística do curso de Pedagogia. Este espaço-laboratório amplia e aproxima os estudantes do curso e monitores às artes, criações e confecção de materiais, integrando assim a teoria e a prática como processos indissociáveis neste projeto. Por meio de rodas de conversa entre professores coordenadores e monitores são realizados estudos e reflexões acerca da formação pedagógica pautada em experiências estética-culturais. A partir destes encontros são organizadas propostas lúdicas em formato de oficinas direcionadas a diferentes espaços externos à universidade como: escolas, praças comunitárias e outros. Além disso, todo semestre é realizado oficinas vinculadas aos componentes curriculares citados, direcionados aos estudantes das licenciaturas. Os sujeitos envolvidos são professores da rede pública e privada, estudantes universitários, crianças. As práticas pedagógicas priorizam ações lúdicas, teatro, contação de história, rodas de poesia e música, elementos importantes para a formação docente. No projeto busca-se fortalecer a integração curricular para qualificar a formação acadêmica; articular atividades de pesquisa e extensão com as de ensino e promover a iniciação à docência e a qualidade das relações de ensino e aprendizagem. Portanto, as vivências neste projeto propõem ações que valorizem a diversidade, o olhar crítico, o trabalho coletivo de forma dialógica e reflexiva, pois a prática pedagógica a partir de uma dimensão estética e cultural requer experiências significativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dr. Aline F. Lazarotto, Daniela Alana Pilatti Toniolo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

