CURSO NORMAL E PEDAGOGIA: CONEXÕES E POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO INICIAL DE QUALIDADE
Palavras-chave:
Curso Normal, Pedagogia, formação inicial, PIBID, práxisResumo
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do curso normal e sua continuidade com a licenciatura em Pedagogia, realizada por acadêmicas que fazem parte do PIBID da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Erechim. A participação no PIBID acontece como um espaço de formação que complementa a trajetória do magistério e da graduação. Por meio do projeto, vivencia-se a prática pedagógica nos anos iniciais em Escola Estaduais, estabelecendo, dessa forma contato direto com as crianças, suas brincadeiras, aprendizagens e o cotidiano escolar. O PIBID possibilita a observação, planejamento e realização de atividades pedagógicas que dialogam com a teoria estudada na universidade. Nesse processo, relaciona-se os estudos com os documentos que orientam a educação, como a BNCC e a LDB, percebendo na prática a importância dessas diretrizes para a organização do trabalho escolar e para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A vivência no programa também permite refletir sobre o papel da escola e do professor, além de valorizar a escuta das crianças e a construção de práticas que respeitam a infância em sua totalidade. Assim, o PIBID se torna uma experiência fundamental para a formação, pois fortalece o compromisso com a educação e amplia a compreensão sobre a relação entre teoria e prática no cotidiano escolar. O curso Normal oferecido na escola Estadual Normal José Bonifácio busca a formação de profissionais para atuar nos anos iniciais e na educação infantil. O curso oferta diferentes possibilidades de experiências profissionais entre elas monitorias, projetos, banca, pré-estágio e Estágio supervisionado que ampliam experiências de desenvolver atividades com interdisciplinaridade, permitindo com que os estudantes acreditem em seus potenciais. Durante o curso Normal, os estudantes têm a oportunidade de aprender, ler e analisar os principais documentos norteadores da educação (LDB, BNCC, RCG CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988). Após a finalização do curso Normal muitos ingressam na Licenciatura em Pedagogia, curso que permite a ênfase entre a teoria e contexto histórico sobre a educação, refletindo acerca da educação atual brasileira. Alunos oriundos do curso Normal e que hoje cursam Pedagogia relatam que a práxis em toda a jornada, desde o tempo de normalista até agora, como estudante de Pedagogia, permitiu a ressignificação dos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes caminhos educacionais. A oportunidade de desenvolver o PIBID na escola JB é também uma forma de mostrar possibilidades de continuidade de estudos para os estudantes do curso Normal, bem como, estabelece elos e trocas entre acadêmicas e normalistas, afinal, a trajetória no curso Normal constitui-se como base fundamental para a formação profissional no campo da Pedagogia. Essa vivência inicial possibilita, ao ingressar no curso de Licenciatura em Pedagogia, ampliar a bagagem cultural e a prática bem como a compreensão teórica e reflexiva, especialmente em relação à práxis pedagógica e ao planejamento. A continuidade da formação em nível superior, vinculada a programas institucionais como o PIBID, reforça a importância da articulação entre teoria e prática, além de garantir maior aprofundamento nos estudos e apoio financeiro, consolidando a identidade profissional da pedagoga em formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 FERNANDA TERESA MORO, Ana Julia Bay, Jadislaine Nogueira Davide, Camilly Colling Rambo, Gabriele Andressa Weirich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

