CURSO NORMAL E PEDAGOGIA: CONEXÕES E POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO INICIAL DE QUALIDADE

Autores

  • FERNANDA TERESA MORO Escola Estadual Normal José Bonifácio
  • Ana Julia Bay
  • Jadislaine Nogueira Davide
  • Camilly Colling Rambo
  • Gabriele Andressa Weirich

Palavras-chave:

Curso Normal, Pedagogia, formação inicial, PIBID, práxis

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do curso normal e sua continuidade com a licenciatura em Pedagogia, realizada por acadêmicas que fazem parte do PIBID da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Erechim. A participação no PIBID acontece como um espaço de formação que complementa a trajetória do magistério e da graduação. Por meio do projeto, vivencia-se a prática pedagógica nos anos iniciais em Escola Estaduais, estabelecendo, dessa forma contato direto com as crianças, suas brincadeiras, aprendizagens e o cotidiano escolar. O PIBID possibilita a observação, planejamento e realização de atividades pedagógicas que dialogam com a teoria estudada na universidade. Nesse processo, relaciona-se os estudos com os documentos que orientam a educação, como a BNCC e a LDB, percebendo na prática a importância dessas diretrizes para a organização do trabalho escolar e para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A vivência no programa também permite refletir sobre o papel da escola e do professor, além de valorizar a escuta das crianças e a construção de práticas que respeitam a infância em sua totalidade. Assim, o PIBID se torna uma experiência fundamental para a formação, pois fortalece o compromisso com a educação e amplia a compreensão sobre a relação entre teoria e prática no cotidiano escolar. O curso Normal oferecido na escola Estadual Normal José Bonifácio busca a formação de profissionais para atuar nos anos iniciais e na educação infantil. O curso oferta diferentes possibilidades de experiências profissionais entre elas monitorias, projetos, banca, pré-estágio e Estágio supervisionado que ampliam experiências de desenvolver atividades com interdisciplinaridade, permitindo com que os estudantes acreditem em seus potenciais. Durante o curso Normal, os estudantes têm a oportunidade de aprender, ler e analisar os principais documentos norteadores da educação (LDB, BNCC, RCG CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988). Após a finalização do curso Normal muitos ingressam na Licenciatura em Pedagogia, curso que permite a ênfase entre a teoria e contexto histórico sobre a educação, refletindo acerca da educação atual brasileira. Alunos oriundos do curso Normal e que hoje cursam Pedagogia relatam que a práxis em toda a jornada, desde o tempo de normalista até agora, como estudante de Pedagogia, permitiu a ressignificação dos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes caminhos educacionais. A oportunidade de desenvolver o PIBID na escola JB é também uma forma de mostrar possibilidades de continuidade de estudos para os estudantes do curso Normal, bem como, estabelece elos e trocas entre acadêmicas e normalistas, afinal, a trajetória no curso Normal constitui-se como base fundamental para a formação profissional no campo da Pedagogia. Essa vivência inicial possibilita, ao ingressar no curso de Licenciatura em Pedagogia, ampliar a bagagem cultural e a prática bem como a compreensão teórica e reflexiva, especialmente em relação à práxis pedagógica e ao planejamento. A continuidade da formação em nível superior, vinculada a programas institucionais como o PIBID, reforça a importância da articulação entre teoria e prática, além de garantir maior aprofundamento nos estudos e apoio financeiro, consolidando a identidade profissional da pedagoga em formação.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim