A UNIVERSIDADE COMO UM AMBIENTE EDUCADOR SUSTENTÁVEL: A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Clarissa Mendonça UFFS
  • Ceyça Lia Palerosi Borges

Palavras-chave:

Extensão universitária Educação ambiental Pedagogia

Resumo


A UNIVERSIDADE COMO UM AMBIENTE EDUCADOR SUSTENTÁVEL: A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

MENDONÇA, C.M; N.[1]; BORGES, C.L.P; N.[2]

O projeto de extensão Educação Ambiental na UFFS: A Universidade como um ambiente educador sustentável, tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a crise ambiental que estamos vivendo, de conhecer e aprender as alternativas sustentáveis para lidarmos com harmonia com o meio ambiente e assim se tornar um indivíduo crítico que consiga contribuir em mudanças que preservem o meio ambiente com qualidade de vida e respeito para todos. São seis ambientes educadores situados dentro do campus da UFFS – Laranjeiras do Sul, na qual cada ambiente está adequado para a realização de oficinas voltadas a educação ambiental, sendo elas: Trilha da Nascente, Caminhos da Aquicultura, Central de Resíduos, Energias Renováveis - Biodigestor, Pomar Encantado e Horta mandala . Os participantes do projeto são estudantes do município de Laranjeiras do Sul e região que estão matriculados, desde o 1° ano do fundamental até o Ensino Médio, contando também com a participação de Clube de Ciências, CRAS e outras entidades que manifestam o interesse em participar do projeto. Para alcançar o objetivo proposto no projeto, foi necessário além da identificação e preparação dos ambientes educadores, adequar a linguagem e os materiais didáticos de acordo com a faixa etária dos participantes, com o intuito trazer uma compreensão dos temas propostos e consequentemente, um despertar para a sustentabilidade ambiental e um aprendizado efetivo. Outra característica importante do projeto o caráter multidisciplinar dos estudantes bolsistas do projeto, pois como são de diferentes cursos, trazem diferentes contribuições da sua área de atuação referente a sustentabilidade e a relação cuidadosa com o meio ambiente.   Em relação a contribuição no projeto, os alunos bolsistas do curso de Pedagogia tem como foco explorar a tradução da linguagem para a Educação Infantil e preparar materiais pedagógicos que façam os alunos adquirirem os conhecimento ensinados e assim absorverem os conteúdos ministrados durante a participação nas oficinas. Na oficina Trilha da Nascente é utilizado recursos que permitam associações lúdicas para facilitar o entendimento, como a gralha-azul que é evidenciado seu papel no reflorestamento das araucárias por meio de uma história sobre sua memória fraca, que a faz esquecer onde enterra as sementes, permitindo que germinem naturalmente. Na oficina Caminhos da Aquicultura através de jogos de perguntas e respostas, o aprendizado é reforçado e fixado. Ainda nesta oficina há uma representação através de uma maquete   que ocorre com a água em um ambiente com e sem mata ciliar o que facilita a compreensão de sua importância. Na oficina Central de Resíduos foi desenvolvido mascotes representativos para cada tipo de resíduo reciclável — plástico, papel, vidro, metal e orgânico — com as cores correspondentes às suas respectivas lixeiras. Na oficina Energias Renováveis foi produzido objetos dos diferentes tipos de produção de energia e qual tipo de energia que produz, dessa forma os participantes precisam acertar os pares (fonte de energia e o tipo de energia produzida) compreendendo assim como são geradas os diferentes tipos de energia, hidráulica, solar, eólica e biomassa. Na oficina Pomar Encantado os participantes percorrem o ambiente guiados por uma brincadeira de caça ao tesouro onde pistas são escondidas nas árvores frutíferas trazendo o conhecimento de cada uma delas. Com essa brincadeira os participantes vão se familiarizando com as árvores frutíferas e a dinâmica de um pomar orgânico. Na oficina da Horta Mandala foi feito dois corpos humanos (homem e mulher) feitos de material reciclável onde alguns orgãos ficam destacados para as crianças poderem colar quais ervas medicinais são benéficas a eles. O principal desafio foi adaptar conteúdos técnicos e acadêmicos para uma linguagem mais acessível e de fácil compreensão incluindo materiais didáticos visuais que contribuem para a melhor assimilação das informações relacionada a faixa etária dos participantes. O desenvolvimento do projeto evidencia não apenas o compromisso com a educação ambiental, mas também a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar na construção de experiências significativas de aprendizagem. A diversidade de cursos entre os bolsistas permite uma abordagem ampla e integrada dos conteúdos, onde cada área contribui com saberes específicos, enriquecendo as oficinas e promovendo um olhar mais sensível e completo sobre a sustentabilidade. Nesse contexto, destaca-se o papel essencial dos estudantes de Pedagogia, cuja formação os capacita a compreender as especificidades da infância e a desenvolver estratégias pedagógicas adequadas às diferentes faixas etárias. Sua atuação foi fundamental para a tradução de conteúdos complexos em linguagens acessíveis, por meio da criação de materiais didáticos lúdicos, visuais e interativos, possibilitando uma aprendizagem efetiva e prazerosa. Assim, o caráter multidisciplinar do projeto não só fortalece a qualidade das ações desenvolvidas, como também reafirma a relevância do trabalho coletivo e da articulação entre diferentes saberes para uma educação ambiental transformadora e inclusiva.

Palavras-chave: Extensão universitária, Educação ambiental; Pedagogia 
Área do Conhecimento: Ciências Humanas – Ensino (CNPq: Grande Área 6).
Origem:  Extensão.
IInstituição Financiadora/Agradecimentos: Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; Fundação Araucária; Itaipu Parquetec
Aspectos Éticos: Não se aplica

[1] Clarissa Maria de Mendonça. Pedagogia. Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. clarissa.mendonca@estudante.uffs.edu.br
[2] Ceyça Lia Palerosi Borges. Docente. Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. ceyca.borges@uffs.edu.br

 

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Laranjeiras do Sul