REDE PARANÁ FAZ CIÊNCIA E A IMPLEMENTAÇÃO DE CLUBES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Jean Francisco de Oliveira Gomes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jenifer Maiara da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS - Campus Realeza
  • Kassiane Dos Santos Nascimento Brandão Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS - Campus Realeza
  • Tamara Pereira Gomes da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS - Campus Realeza
  • Gabriela Sierota Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS - Campus Realeza
  • Vitória dos Santos Cezar Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS - Campus Realeza
  • Ana Bheatriz de Oliveira Lima Unisuam
  • Claudia Almeida Fioresi Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS - Campus Realeza

Palavras-chave:

Clube de Ciências, Paraná Faz Ciência, Ensino de Ciências

Resumo

Os Clubes de Ciências são espaços de aprendizagem e pesquisa voltados a estimular a 
curiosidade dos estudantes, aproximando-os da ciência e da tecnologia de maneira prática e 
envolvente. No Paraná, os clubes integram a rede Paraná Faz Ciência, que reúne universidades, 
museus, centros de ciência e escolas em um esforço coletivo de divulgação científica e 
educação cidadã. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) integra essa rede, 
fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade acadêmica. Integram os clubes de 
ciências doze escolas da região Sudoeste do Paraná, tais Clubes de Ciências têm se destacado 
por abordar temas ligados a realidade local, integrando ciência e cultura com ênfase especial 
nas questões ambientais. Entre os projetos desenvolvidos destacam-se aqueles voltados ao 
cuidado com a saúde e bem-estar, a preservação das nascentes e rios, o combate ao descarte 
inadequado de resíduos, a conscientização sobre reciclagem e coleta seletiva, além de 
iniciativas de hortas agroecológicas e hortas em espiral, que unem ciência e sustentabilidade. 
Também existem clubes dedicados a despertar o interesse pela pesquisa científica, preparando 
os alunos para o futuro acadêmico e para uma participação mais crítica na sociedade. A 
metodologia desses clubes envolve o levantamento de problemas reais da comunidade, a 
realização de pesquisas de campo e experimentos, a organização de oficinas e palestras, além 
da produção de campanhas de conscientização e a participação em feiras de ciências. Assim, os 
alunos tornam-se protagonistas de sua própria aprendizagem, desenvolvendo pensamento crítico, habilidades de investigação e senso de responsabilidade social e ambiental. De modo 
geral, os clubes ampliam as oportunidades de aprendizagem, estimulam a participação dos 
jovens e fortalecem a relação entre escola e comunidade. Ao abordar temas como saúde, 
reciclagem, agricultura sustentável, preservação da água e reflorestamento, os clubes de 
ciências contribuem para a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes. Diversas 
ações já estão em movimento, demostrando que a ciência pode ser vivenciada no cotidiano e se 
tornar uma ferramenta de transformação social e ambiental. 

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Realeza