O QUE TEM DENTRO DO MERCADO? NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFFS
Palavras-chave:
Educação Infantil; Estágio Supervisionado; Cotidiano; BrincadeirasResumo
O presente trabalho tem origem no relatório do Estágio curricular em Educação Infantil, desenvolvido em componente curricular da sexta fase do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS. A experiência do estágio foi desenvolvida ao longo de 100 horas, com uma turma de crianças de 3 a 4 anos, de uma escola pública do município de Erechim, com o tema “mercado”. A proposta de investigação, que se originou a partir da problemática: “O que tem dentro do mercado?”, surgiu após perceber a necessidade da continuidade da investigação já realizada pelas crianças acerca da questão “o que tem dentro?” Desse modo, o plano de atuação do estágio foi construído a partir de diálogos com a professora regente da turma, a supervisora de estágio e a professora orientadora, possibilitando a ampliação do imaginário e da exploração de aspectos cotidianos que, muitas vezes, passam despercebidos pelos adultos. A escolha se mostrou significativa ao aproximar o contexto escolar da vivência familiar, considerando que as idas ao mercado fazem parte da rotina das crianças, sejam para compra de alimentos, produtos de higiene ou outros suprimentos. O espaço mais valorizado da sala, denominado pelas crianças como “Mercado 5”, tornou-se o ambiente de maior interação e ludicidade, em que desempenhavam papéis de compradores e vendedores, com destaque para o manuseio da maquininha de cartão, atividade que lhes proporcionava grande entusiasmo. A proposta foi enriquecida pela apresentação de fotografias de mercados de diferentes bairros da cidade de Erechim, o que gerou diálogos significativos, possibilitando que as crianças identificassem locais familiares, promovendo reflexões a partir de suas próprias vivências. A visita ao mercado local do bairro da escola configurou-se como uma experiência marcante, pela expectativa demonstrada e pelas descobertas realizadas, como a percepção espontânea de uma criança acerca da existência de alimentos para animais domésticos, fato que evidencia como as práticas escolares podem contribuir para novas formas de observar o cotidiano. Além disso, as propostas de propaganda e promoção no “Mercado 5” revelaram o interesse das crianças em determinados produtos, incentivando a criatividade e a oralidade. Todo o processo destacou a relevância de trabalhar aquilo que faz parte do cotidiano, permitindo que elementos aparentemente banais se transformassem em oportunidades de aprendizagens significativas, ricas em emoção, diálogo e construção coletiva, principalmente quando os assuntos e temas são aprofundados na continuidade das propostas. A experiência reforçou a importância de planejar brincadeiras e interações que estejam em diálogo com a realidade das crianças e que possibilitem a participação da comunidade escolar, como se evidenciou no envolvimento de responsáveis e professoras na arrecadação de produtos e notas fiscais para compor o mercado da turma. Ademais, a prática da contação de histórias foi incorporada como extensão do planejamento, sendo um dos momentos mais aguardados pela turma, marcada pela preparação cuidadosa do espaço, pela seleção de objetos e pela imersão narrativa, elementos que transformaram a leitura em experiência encantadora, capaz de estimular a imaginação e a apropriação dos livros pelas próprias crianças. Desse modo, o estágio evidenciou que a docência na Educação Infantil deve priorizar a escuta atenta, a valorização do cotidiano e a criação de propostas contextualizadas, em que a participação infantil se faz presente, resultando em aprendizagens significativas, afetivas e transformadoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jadislaine Nogueira Davide, Flávia Burdzinski de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

