DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO GRAXAIM-DO-CAMPO (LYCALOPEX GYMNOCERCUS) NA AMÉRICA DO SUL SOB CENÁRIOS CLIMÁTICOS FUTUROS

Autores

Palavras-chave:

Modelagem , Mudanças climáticas, Nicho ecológico, MaxEnt

Resumo

O graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus) é um canídeo nativo da América do Sul, com ocorrência no bioma Pampa, que desempenha um papel importante no equilíbrio das cadeia alimentares. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar os impactos das mudanças climáticas na distribuição dessa espécie, a partir de uma modelagem de nicho com o algoritmo de máxima entropia (MaxEnt),  dados do Global Biodiversity Information Facility  (GBIF) e variáveis bioclimáticas atuais e futuras (2081–2100) em três cenários: SSP245, SSP370 e SSP585. Os resultados mostraram que o graxaim-do-campo tem uma tendência de expansão para áreas da Argentina e Paraguai, enquanto regiões como o litoral do Brasil, Uruguai e Rio Grande do Sul podem ter uma redução devido a perda de adequabilidade climática. Portanto, apesar de sua expansão em algumas áreas, a espécie pode sofrer extinções locais, ressaltando a importância do monitoramento e avalição dos efeitos ecológicos da sua redistribuição.

Biografia do Autor

  • Bruna Amaral da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus Santo Ângelo/RS (2018). Pós-graduação (especialização) MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Uninter Polo Uberaba - Curitiba/PR (2020). Atualmente é pós graduanda da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo na linha de pesquisa em Qualidade Ambiental na temática de Sustentabilidade Ambiental de organismos aquáticos continentais, onde sua pesquisa consiste em analisar o comportamento da ingestão de microplásticos em macroinvertebrados aquáticos.

  • Letícia Welter, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Química Licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de Química, com ênfase em elaboração/apresentação de oficinas temáticas e produção de material didático para o ensino de Química. Agrônoma - UFFS (2017-2023). Atualmente, Mestranda em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis - UFFS com linha de pesquisa: Qualidade Ambiental e Temática: Agrometeorologia aplicada à sustentabilidade ambiental.

  • Daniela Oliveira de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de doutorado sanduíche na Imperial College London, UK. Realizou estágio pós-doutoral na Deakin University, Melbourne, Austrália. Atualmente é professora de Ecologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo - RS, onde atua nos cursos de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado, Engenharia Ambiental e Agronomia. Também é docente permanente do PPG em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis. Tem interesse em ecologia, zoologia e conservação de mamíferos, realizando trabalhos em diferentes biomas e escalas espaciais. Também possui interesse em divulgação científica e educação ambiental.

  • Sidinei Zwick Radons

    Possui graduação (2007), mestrado (2010), doutorado (2012) e pós-doutorado (2020) em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, atuando nas áreas de Agrometeorologia, Mudança Climática e Ecossistemas e Ecofisiologia agrícola.

  • Isabela Alves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação no Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis na UFFS , na linha de pesquisa em Qualidade Ambiental na temática de Conservação da biodiversidade e ecossistemas terrestres. Também é voluntária no Projeto Guarda-chuva intitulado: Biologia da Conservação.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Pesquisa - Campus Cerro Largo