METODOLOGIA DE ATUAÇÃO DA INCUBADORA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SUDOESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
políticas públicas; inovação social; desenvolvimento territorial; agroecologia; extensão universitária.Resumo
A Incubadora de Políticas Públicas do Sudoeste do Paraná (IN.cube SUD), vinculada à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza, atua como espaço de fomento à inovação social e ao desenvolvimento territorial sustentável, respondendo a desafios como desigualdade social, degradação ambiental e sucessão no campo, promovendo soluções ancoradas nas necessidades e potencialidades locais. Sua atuação fundamenta-se na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com valorização da interdisciplinaridade, protagonismo discente e diálogo entre saberes científicos e populares. O objetivo é promover políticas públicas sustentáveis por meio da integração entre universidade, governos locais, entidades parceiras e beneficiários. A metodologia de trabalho ocorre em três fases: pré-incubação, incubação e pós-incubação e combina abordagens participativas como Pesquisa-Ação, Investigação Participativa e o método World Café, favorecendo a co-construção de soluções com a comunidade. As ações priorizam temas como educação ambiental, agroecologia, gestão de resíduos, saneamento e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), utilizando técnicas como levantamento e análise de dados secundários, oficinas, rodas de conversa, cartografias sociais, entrevistas, observação participante e métodos etnográficos. Os projetos são conduzidos por grupos interdisciplinares de estudantes, docentes e parceiros comunitários, seguindo ciclos iterativos de diagnóstico, planejamento, prototipação, validação e aprimoramento, fundamentados em design social e tecnologias acessíveis. Como resultados, destacam-se a participação em eventos como a Expo Real e o Hackathon de Realeza, que possibilitaram a apresentação de metodologias, prototipagem de tecnologias sociais e propostas voltadas à agricultura familiar, rastreabilidade e certificação participativa. Houve também visitas técnicas, como à propriedade do único produtor orgânico certificado no município, e ações de incentivo à transição agroecológica, alinhadas à meta de ofertar 100% de alimentos orgânicos na merenda escolar até 2030. No ambiente acadêmico, a aplicação do método World Café com estudantes gerou propostas para melhorias estruturais e sustentáveis no campus. Tais resultados reforçam a efetividade da metodologia participativa adotada e a consolidação da incubadora como espaço estratégico para o desenvolvimento de políticas públicas transformadoras.
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Copyright (c) 2025 Shirley Carolina Santos Costa, Dra. Vanessa dos Santos Moura

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