CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ CAPACITISMO
Palavras-chave:
Discriminação, Preconceito, Inclusão, Diálogo.Resumo
O resumo sobre os Círculos de Paz, com foco no capacitismo, foi meticulosamente elaborado como parte de um inovador projeto de extensão do curso de Educação Especial e Inclusiva da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim. Este profundo estudo foi conduzido pelos autores Grasiele de Oliveira, Marta Pereira, Silvana Gomes e Denilson da Silva, destacando a importância da colaboração interdisciplinar para a produção de conhecimento significativo. A prática foi habilmente realizada em um Colégio Estadual no município de Barão de Cotegipe, envolvendo 23 alunos do 9º ano, e foi conduzida com sensibilidade e competência pela orientadora pedagógica da escola. O principal objetivo da atividade era o de promover um diálogo aberto e genuíno sobre discriminação e preconceito, com o firme propósito de criar um ambiente de igualdade e respeito mútuo, onde cada voz fosse ouvida e valorizada. A dinâmica, inspirada em tradições ancestrais, utilizou o cordão de identificação do autismo como um poderoso objeto da palavra, simbolizando a imprescindível importância da escuta atenta e da empatia. No centro do círculo, foram cuidadosamente dispostos diversos objetos como muletas, andador e aparelho auditivo, carteira de estacionamento para deficiente, que serviram como um ponto de partida concreto e visual para a discussão. Alunos e professoras compartilharam suas experiências pessoais de preconceito, o que reforçou de maneira visceral o poder transformador da empatia e inclusão. A atividade não apenas sensibilizou os estudantes, despertando uma nova consciência sobre as diferenças, mas também inspirou as docentes, fortalecendo o diálogo e a aceitação das diversidades para a construção de um ambiente escolar ainda mais acolhedor e justo. O estudo, que se enquadra na área da Educação, teve sua nobre origem no Ensino e não contou com financiamento externo, o que demonstra a dedicação dos envolvidos. A iniciativa destacou o papel crucial da universidade na promoção de práticas que visam à inclusão social e a conscientização sobre as diferentes e complexas formas de discriminação. A colaboração sinérgica entre a universidade e a escola proporcionou uma experiência muito importante, concreta e extremamente significativa, mostrando de forma eloquente como a teoria pode ser aplicada na prática para gerar mudanças positivas e duradouras na comunidade e no espaço escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Grasiele da Coneição de Oliveira, Marta Pereira Pereira, Silvana Gomes Gomes, Denilson da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

