CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ CAPACITISMO

Autores

  • Grasiele da Coneição de Oliveira UFFS
  • Marta Pereira Pereira UFFS
  • Silvana Gomes Gomes UFFS
  • Denilson da Silva UFFS

Palavras-chave:

Discriminação, Preconceito, Inclusão, Diálogo.

Resumo

O resumo sobre os Círculos de Paz, com foco no capacitismo, foi meticulosamente elaborado como parte de um inovador projeto de extensão do curso de Educação Especial e Inclusiva da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim. Este profundo estudo foi conduzido pelos autores Grasiele de Oliveira, Marta Pereira, Silvana Gomes e Denilson da Silva, destacando a importância da colaboração interdisciplinar para a produção de conhecimento significativo. A prática foi habilmente realizada em um Colégio Estadual no município de Barão de Cotegipe, envolvendo 23 alunos do 9º ano, e foi conduzida com sensibilidade e competência pela orientadora pedagógica da escola. O principal objetivo da atividade era o de promover um diálogo aberto e genuíno sobre discriminação e preconceito, com o firme propósito de criar um ambiente de igualdade e respeito mútuo, onde cada voz fosse ouvida e valorizada. A dinâmica, inspirada em tradições ancestrais, utilizou o cordão de identificação do autismo como um poderoso objeto da palavra, simbolizando a imprescindível importância da escuta atenta e da empatia. No centro do círculo, foram cuidadosamente dispostos diversos objetos como muletas, andador e aparelho auditivo, carteira de estacionamento para deficiente, que serviram como um ponto de partida concreto e visual para a discussão. Alunos e professoras compartilharam suas experiências pessoais de preconceito, o que reforçou de maneira visceral o poder transformador da empatia e inclusão. A atividade não apenas sensibilizou os estudantes, despertando uma nova consciência sobre as diferenças, mas também inspirou as docentes, fortalecendo o diálogo e a aceitação das diversidades para a construção de um ambiente escolar ainda mais acolhedor e justo. O estudo, que se enquadra na área da Educação, teve sua nobre origem no Ensino e não contou com financiamento externo, o que demonstra a dedicação dos envolvidos. A iniciativa destacou o papel crucial da universidade na promoção de práticas que visam à inclusão social e a conscientização sobre as diferentes e complexas formas de discriminação. A colaboração sinérgica entre a universidade e a escola proporcionou uma experiência muito importante, concreta e extremamente significativa, mostrando de forma eloquente como a teoria pode ser aplicada na prática para gerar mudanças positivas e duradouras na comunidade e no espaço escolar.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Erechim