TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA LEITURA E ESCRITA
Palavras-chave:
Avaliação, Leitura, Escrita, Tecnologia, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
A avaliação da leitura e da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental representa um desafio constante, marcado por fatores como turmas numerosas, sobrecarga de atividades docentes e uso intensivo de apostilas. Nesse contexto, o presente estudo analisa como o uso de tecnologias pode contribuir para a avaliação e o acompanhamento da leitura e da escrita, apoiando a prática docente e favorecendo o processo de alfabetização. Com abordagem qualitativa e caráter exploratório, fundamenta-se em autores como Luckesi (2021; 2024) e Moran (2015). Foram mapeados recursos digitais que possibilitam avaliações mais dinâmicas e interativas, como o Kahoot, que favorece o diagnóstico de dificuldades por meio de quizzes objetivos, e o Google Forms, que amplia as possibilidades avaliativas ao permitir produções autorais e multimodais. Além disso, destacam-se estratégias criativas para avaliar a leitura, como vídeos, blogs e jornais escolares. Conclui-se que as tecnologias, quando articuladas a instrumentos avaliativos diversificados, podem subsidiar o monitoramento contínuo, personalizar intervenções pedagógicas e potencializar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estéfani Gysi, Profª Drª Marilane Maria Wolff Paim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

