CÍRCULOS DE PAZ COM FOCO NO CAPACITISMO

Autores

  • Grasiele da Coneição de Oliveira UFFS
  • Marta Pereira UFFS
  • Silvana Gomes UFFS
  • Denilson da Silva UFFS

Palavras-chave:

Discriminação, Preconceito, Inclusão, Diálogo.

Resumo

Este estudo faz parte do projeto de Extensão do curso de Educação Especial e Inclusiva na Universidade Federal Fronteira Sul Campus de Erechim, a construção dessa prática foi realizado em uma Colégio Estadual do Município de Barão de Cotegipe, onde a orientadora pedagógica da escola conduziu o encontro por meio do Círculo da Paz, foi uma experiência transformadora, com 23 alunos da turma de 9º ano. Esta atividade teve como objetivo principal promover o diálogo sobre discriminação e preconceito, criando um ambiente de igualdade e respeito mútuo. A dinâmica, inspirada em tradições ancestrais, garantiu que todos se sentissem valorizados e pudessem participar ativamente, utilizando como objeto da palavra o cordão de identificação do autismo para simbolizar a importância da escuta atenta. No centro do círculo, diversos objetos como muletas, andador e aparelho auditivo serviram de ponto de partida para a discussão, permitindo que os alunos e as professoras compartilhassem suas experiências de preconceito e reforçassem o poder da empatia. A atividade não apenas sensibilizou os estudantes, mas também inspirou as docentes, fortalecendo a importância do diálogo e da aceitação das diferenças na construção de um ambiente escolar mais acolhedor e justo.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Erechim