SAÚDE ÚNICA NA ESCOLA: ATIVIDADE DE EXTENSÃO ARTICULADA SOBRE BRUCELOSE E TUBERCULOSE EM CHAPECÓ
Palavras-chave:
Brucelose, Tuberculose Animal, Produtos de Origem Animal, Extensão Curricular, Saúde na EscolResumo
Este trabalho relata uma atividade de extensão desenvolvida pelos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), durante o quarto semestre do componente de extensão curricular Projeto Integrador Interdisciplinar de Extensão (PIIEX), centrada na promoção de Educação em Saúde acerca de brucelose e tuberculose para a comunidade escolar. Essa ação foi organizada em parceria estratégica com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), sob a perspectiva da Saúde Única, integrando saberes da Saúde Humana e animal para o bem-estar coletivo. Teve como público-alvo duas turmas do 5º ano da Escola Básica Municipal (EBM) Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori, no bairro São Pedro, em Chapecó. A brucelose e a tuberculose animal são doenças infecciosas que afetam os animais de produção, como bois, vacas, cabras e porcos, e que podem ser transmitidas para os seres humanos, pelo consumo de leite não pasteurizado, carnes mal cozidas ou pelo contato direto com animais infectados. Por isso, é fundamental que os alimentos de origem animal passem por rigorosos processos de inspeção e cuidados desde a fazenda até a mesa do consumidor. Reconhecendo a relevância do trabalho da CIDASC, que empenha diferentes funções na frente de combate e prevenção dessas zoonoses, além de projetos com a premissa de levar conhecimento às escolas da região, os acadêmicos atuaram como agentes articuladores entre o órgão de vigilância, a EBM e a universidade. A atividade foi conduzida em dois momentos, totalizando 30 minutos em cada turma: primeiramente, um médico veterinário do Departamento Regional de Chapecó da CIDASC, realizou uma apresentação lúdica e dinâmica sobre os patógenos, suas manifestações em animais e seres humanos, formas de transmissão e de prevenção, e sobre os riscos de contaminação pelo consumo de alimentos não certificados. Em seguida, para consolidar o conhecimento, os acadêmicos realizaram um jogo de “Verdadeiro ou Falso”, no qual os alunos da turma utilizaram placas disponibilizadas para responder às sete afirmativas apresentadas sobre o tema abordado, estimulando a participação ativa e possibilitando uma avaliação imediata do efeito da atividade. A partir disso, percebeu-se que os resultados foram muito positivos, com adesão e bom aproveitamento dos alunos, que, além de terem compreendido os principais pontos, demonstraram interesse e relevância do tema para seus cotidianos. Desse modo, a atividade desenvolvida junto à comunidade escolar demonstrou-se eficaz no cumprimento de seus objetivos, promovendo a disseminação de informações relevantes sobre as zoonoses abordadas. A entrega de folders informativos ao final do encontro possibilitou a ampliação do alcance do conhecimento compartilhado, incentivando a reflexão e o diálogo no ambiente familiar e social. A experiência proporcionou aos estudantes um importante espaço de aprendizado, possibilitou a construção de vínculos para futuras ações entre as três instituições, reforçando o papel da extensão universitária como instrumento de transformação social e fortalecimento da educação em saúde.
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