A HISTÓRIA DA LOUCURA: O ENSINO DA TEMÁTICA LOUCURA EM SALA DE AULA.

Autores

  • Luiz Guilherme Coito Brandão UFFS- campus Chapecó
  • Dr. Everton Bandeira Martins Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Coordenador do PIBID, Núcleo História.
  • Dr. Gustavo Henrique de Siqueira Professor efetivo da rede municipal de Chapecó e rede estadual de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Extensão, PIBID, História, Ensino, Loucura

Resumo

O presente trabalho busca abordar de maneira sucinta, a atividade de extensão realizada por meio do PIBID, no núcleo de Licenciatura em História, na Escola de Educação Básica Professora Zélia Scharf no município de Chapecó. A atividade ocorreu durante os meses de Junho a Julho de 2025, na disciplina de História, com a turma 203 do 2° ano do ensino médio. Inicialmente, a proposta da atividade era o estudo da temática “á loucura no Brasil”, abordando a história da loucura no cenário nacional através de obras literárias e documentários audiovisuais. A primeira parte da atividade consistiu em reproduzir aos alunos, para um posterior debate, o documentário Holocausto Brasileiro, baseado no livro de Daniela Arbex, sobre o hospital psiquiátrico colônia, na cidade de Barbacena em Minas Gerais. Em seguida, dando sequência a atividade foi solicitado aos alunos que realizassem a leitura do conto O Alienista, do escritor brasileiro Machado de Assis, para que assim, pudessem analisar a realidade do estigma social quanto a temática da loucura com base na ficção do autor. Posteriormente, guiados pelos estudantes do PIBID, foi realizado uma leitura orientada com a turma 203, para contextualizar o conto e debater junto aos estudantes suas análises e interpretações sobre a obra. A princípio, esse deveria ser o fim da atividade, no entanto, devido a uma feira de ciências com data próxima ao fim do projeto e, sob orientação do professor supervisor da turma, Prof. Dr. Gustavo Henrique Siqueira, a intervenção foi estendida com a finalidade de coordenar os alunos a preparar trabalhos para a exposição na feira, sob a temática da questão psiquiátrica no Brasil. Os estudantes foram divididos em grupos de pesquisa sob os seguintes temas: Questionário (Elaborar um questionário/jogo de análise psicológica de indivíduos); Colônia Barbacena (Desenvolver uma apresentação sobre o hospital colônia); Histeria (Debater sobre a internação forçada de figuras femininas); Nise da Silveira (Apresentar o seu trabalho e contribuição para a psiquiatria no Brasil); Revolução psiquiátrica do ano 2000 (Apresentar os avanços da psiquiatria e reforçar a importância do cuidado humanizado. Entre os trabalhos supervisionados pelos pibidianos e produzidos pelos estudantes estão maquetes, questionários, confecção de cartazes e panfletos, além da realização de pesquisas para a execução da atividade e a mobilização dos alunos para decoração da sala ambiente para posterior apresentação das atividades. Por fim, em 21 Julho foi realizada a Feira de Ciências da Escola de Educação Básica Professora Zélia Scharf, em que os estudantes, sob a supervisão dos pibidianos realizaram a apresentação dos trabalhos de pesquisa sobre a temática da loucura. Assim, a atividade proporcionou ao pibidianos a experiência da ação e coordenação em sala de aula com a turma, seja no planejamento ou na execução da atividade. Além disso, a atividade proporcionou aos alunos um estudo e experiência para além da sala de aula, a partir das pesquisas, debates e cooperação entre si, seja na intervenção inicial com a análise do documentário e leitura do conto, ou nas atividades de pesquisa e mobilização para à Feira de Ciências.

Biografia do Autor

  • Dr. Everton Bandeira Martins, Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Coordenador do PIBID, Núcleo História.

    Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Coordenador de área de História do PIBID, Campus Chapecó. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com período de estágio na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

  • Dr. Gustavo Henrique de Siqueira, Professor efetivo da rede municipal de Chapecó e rede estadual de Santa Catarina.

    Possui Doutorado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa Culturas Políticas e Sociabilidades. Mestre em História pela mesma Instituição e linha de pesquisa. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche na Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Professor efetivo da rede municipal de Chapecó e rede estadual de Santa Catarina.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Chapecó