AS CRIANÇAS E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR 

Autores

  • MAISA PAULA BOLIS UFFS - CAMPUS ERECHIM/RS

Palavras-chave:

Crianças; Emoções; Ambiente escolar; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Propostas pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho consiste em analisar a prática do estágio supervisionado em anos iniciais do ensino fundamental, que foi realizada pela autora no ano de 2023, referente ao desenvolvimento emocional das crianças no ambiente escolar durante a experiência do estágio. Tem como objetivo investigar e identificar as possibilidades de propostas pedagógicas para o desenvolvimento da educação emocional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da experiência do estágio supervisionado no curso de Pedagogia. A pesquisa foi articulada em torno dos conceitos de criança e emoções, a partir de um planejamento de algumas propostas pedagógicas que possam ser realizadas em um ambiente escolar pelo(a) professor(a), com uma metodologia bem definida, estabelecendo os recursos de aprendizagens e promovendo a cooperação entre todos. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e uma análise documental, sob a abordagem exploratória-interpretativa. O resultado da pesquisa constitui-se a partir de um planejamento que visa à criança como sujeito do seu desenvolvimento, por meio de participação ativa com o grupo, em que foram elaboradas propostas pedagógicas organizadas em três módulos, como: cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do imaginário. As propostas pedagógicas que tratam da temática das emoções têm como propósito subsidiar o trabalho dos professores em seus planejamentos, promovendo um olhar atento e uma escuta sensível às práticas e necessidades das crianças no ambiente escolar. O estudo possibilitou uma boa análise a partir de tipos de propostas que podem ser aplicadas com o objetivo de acolher as emoções trazidas por cada criança, possibilitando um desenvolvimento social e pessoal. Para além de propostas pedagógicas, devemos oportunizar às crianças espaços para explorações, imaginação e criação. A escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental requer ser um espaço acolhedor, afetivo e que proporciona saberes, sendo as crianças protagonistas do seu conhecimento e da sua aprendizagem. Essa pesquisa foi apresentada pela autora no ano de 2024, na Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim/RS, como trabalho de conclusão de curso Licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa (TCC) - Campus Erechim