MONITORIA EM DESENHO TÉCNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO ACADÊMICA NA UFFS – CAMPUS CERRO LARGO/RS
Palavras-chave:
Monitoria, Ensino-aprendizagem, Desenho técnico auxiliado por computadorResumo
A formação universitária e atuação futura dos profissionais vinculados ao CONFEA-CREA requerem o desenvolvimento de habilidades para execução do desenho técnico, atualmente operacionalizado sem o uso de prancheta. Para atender essa demanda do ensino-aprendizagem, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Cerro Largo/RS, é ofertado regularmente o Componente Curricular – CCR, optativo, “Desenho Técnico Auxiliado por Computador” (GCS522 – 60h). O projeto de monitoria nessa área, no período de 05/08/24 a18/07/25, revelou importantes contribuições à formação acadêmica e às melhorias desejadas no ensino de desenho técnico. Teve como objetivo favorecer a apropriação de conhecimentos para elaboração do desenho digital e a compreensão das possibilidades de sua aplicação nos projetos técnicos, utilizando recursos e ferramentas do AutoCAD (Software gráfico para CAD 2D e 3D – Computer Aided Design). E cumpriu seus propósitos ao prestar auxílio às atividades docentes (ensino) e às práticas dos alunos (aprendizagem). Os monitores atuaram na dissolução das dúvidas dos alunos, durante as aulas noturnas do GCS522 e em horários extraclasse (presencialmente ou via Whatsapp). Foram colaborativos na execução e proposição de ações; nos diálogos com a equipe do projeto; na elaboração de trabalhos comunicando os resultados da monitoria em eventos acadêmico-científicos. Também contribuíram para identificação de fatores que geraram fragilidades ao ensino-aprendizagem do GCS522, tais como: falta de assiduidade dos alunos; conhecimentos prévios insuficientes quanto às noções de computação básica; configuração espacial do layout do laboratório de informática desfavorável ao acompanhamento das aulas; certa inadaptação dos alunos à versão inglesa do software; pouca prática realizada extraclasse, impedindo-os de assimilar a lógica de uso dos comandos do software. O atendimento foi disponibilizado a duas turmas do GCS522: dos 28 matriculados da turma 01 - 2024.2, registrou-se 19 aprovações (67,86%), 06 trancamentos (21,43%) e 03 reprovações por média e frequência - REPMF (10,71%) e, dos 32 matriculados da turma 01 - 2025.1, registrou-se 27 aprovações (84,38%), 02 trancamentos (6,25%) e 03 - REPMF (9,38%). Constatou-se, assim, que a monitoria repercutiu positivamente no aproveitamento das turmas, oportunizando o apoio necessário à construção de conhecimentos para digitalização de projetos técnicos no GCS522. Além disso, promoveu complementação e/ou reforço à aprendizagem, em outros CCRs da Agronomia, cujas aplicações relacionadas ao desenho técnico demandaram o auxílio dos dois monitores do projeto, a saber: Hidráulica Aplicada (GEN014 – 7 nível), Fruticultura (GCA049– 7 nível), Irrigação e drenagem (GCA246– 8 nível), Construções rurais e infraestrutura (GCA229 – 9 nível). Tal repercussão e a consideração aos resultados positivos do atendimento da monitoria, no ensino-aprendizagem e na formação acadêmica, conduziram ao direcionamento das atividades futuras do projeto, sendo um indicativo da necessidade de sua continuidade em semestres subsequentes. Esse cenário foi sugestivo do estabelecimento de colaboração com outro docente da Agronomia, ministrante de alguns dos CCRs que acabaram favorecidos por esse atendimento da monitoria. Essa parceria, então, foi firmada na perspectiva de, em 2025-2 e 2026-1, ampliar-se o alcance do referido projeto de monitoria e promover o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem com relação à utilização do software AutoCAD para elaboração de projetos técnicos na Agronomia e nas Engenharias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anderson Novak, Fabio Jose Bock, Patrícia Marasca Fucks

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

