APRENDENDO CIÊNCIA NA PRÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA COM ESTUDANTES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS DE REALEZA-PR VINCULADO AO NAPI-REDE PARANÁ FAZ CIÊNCIA
Palavras-chave:
Divulgação científica, Ciência, QuímicaResumo
A ciência é o alicerce pelo qual compreendemos, explicamos e transformamos o mundo, sendo fundamental que o ensino científico vá além da mera transmissão de conceitos teóricos. Frequentemente, aulas centradas exclusivamente na teoria geram desmotivação, desinteresse e afastamento dos estudantes da pesquisa científica. Nesse cenário, clubes de ciências assumem papel estratégico, funcionando como espaços de experimentação, capacitação e difusão do conhecimento, onde alunos são incentivados a vivenciar a ciência, realizar observações diretas e conectar teoria e prática, tornando-se protagonistas de sua aprendizagem. O objetivo desses clubes é aproximar o conhecimento acadêmico do cotidiano escolar, tornando a ciência acessível, estimulante e aplicável, promovendo a troca de saberes e despertando interesse por investigação, raciocínio crítico e descoberta. O presente trabalho teve como objetivo promover uma atividade experimental sobre a extração de óleo essencial de lavanda e separação de hidrolato, capacitando estudantes do ensino fundamental sobre procedimentos laboratoriais, princípios químicos e biológicos, despertando curiosidade e protagonismo científico. A ação foi realizada no laboratório de Química orgânica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza-PR, envolvendo cerca de 50 estudantes integrantes de um clube de ciências de duas turmas do 9º ano da Colégio Estadual Joao Paulo II, sob orientação de bolsistas da rede de clubes Paraná faz Ciência. A metodologia incluiu uma capacitação introdutória sobre conceitos teóricos de química e métodos de extração de óleos essenciais. Em seguida, os estudantes prepararam a lavanda, separando galhos e folhas para levar ao equipamento de destilação clevenger por arraste a vapor, podendo cheirar, tocar, observar e manipular a planta, além de conhecer os materiais e utensílios do laboratório. Acompanhando o processo de extração do óleo essencial e separação do hidrolato, observaram diretamente a formação de compostos voláteis, registraram suas impressões, fizeram perguntas e discutiram as aplicações práticas do conhecimento científico, consolidando a interdisciplinaridade entre química, biologia e ciências naturais. Os resultados evidenciaram participação ativa e entusiasmo dos estudantes, que demonstraram surpresa ao descobrir o potencial científico de plantas cotidianas. Além disso, desenvolveram habilidades de comunicação científica, trabalho em equipe e protagonismo na construção do conhecimento. Práticas experimentais, quando mediadas por clubes de ciências, aproximam a ciência da população, promovem a capacitação do conhecimento e formam estudantes capazes de atuar como multiplicadores da ciência, despertando senso crítico, curiosidade e interesse pela investigação científica. Em síntese, a experiência demonstrou que atividades laboratoriais não apenas consolidam conceitos teóricos, mas também inspiram estudantes a explorar, questionar e transformar seu entendimento do mundo, reafirmando a importância da educação e divulgação científica como ferramentas essenciais para a formação de cidadãos críticos, engajados e preparados para disseminar conhecimento.
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