FUXICA PEDAGOGIA: ARTE, MEMÓRIA E SABERES ANCESTRAIS NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Giovana Cofferri de Oliveira UFFS
  • Andressa Carvalho Benedito
  • Daniela Luiza Dal Cortivo
  • Dra. Aline Fátima Lazarotto UFFS

Palavras-chave:

Arte e Memória; Saberes Ancestrais; Cultura Popular.

Resumo

 O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada na oficina “Fuxica Pedagogia”, organizada pelos  Laboratórios de Expressão Artística e Ludobrinc  do curso de Pedagogia , em parceria com o Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária (PET-ALL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Essa ação integra arte, memória e saberes ancestrais por meio da prática artesanal do fuxico, uma técnica de costura que carrega significados culturais profundos. A historicidade contida nessa produção manual nos leva a refletir sobre a memória e a história das comunidades que a praticam, e como cada alinhavo pode ser uma forma de expressar e transmitir a cultura e a identidade de um povo. Realizada no primeiro semestre de 2025, a oficina possibilitou tecer encontros, compartilhar vivências e afetos entre estudantes e professores. Os encontros aconteceram em horários diversificados e flexíveis, para possibilitar a participação de estudantes do diurno e noturno. Durante os encontros foram proporcionados momentos de leituras poéticas, literatura, histórias e conversas, permitindo que as estudantes se conectassem e compartilhassem experiências sobre a rotina universitária, construíssem laços coletivos de apoio e ressignificassem momentos de partilha. Além disso, a oficina ofereceu material e orientação na produção de fuxicos, provocando o olhar para a arte e a cultura popular brasileira. Nesse contexto, a oficina se tornou um espaço de celebração da diversidade e da criatividade, onde cada remendo, cada ponto e cada tecido contaram uma história única e significativa. O saber manual foi transmitido organicamente, dos mais experientes para os iniciantes, enquanto diálogos sobre memórias afetivas, como as mães e avós que ensinavam a costurar, vinham à tona. Esse ritual coletivo se contrapôs à individualização da vida moderna, criando um espaço de troca e acolhimento. A oficina teve como intuito central que as estudantes pudessem sentar, conversar sobre a vida, a universidade, partilhar das experiências que a universidade proporciona  ao mesmo tempo em que ocupavam as mãos para criar e dar vida, trazendo sentido ao fazer artesanal. Por fim, os objetivos da oficina foram concretizados, reforçando como a pedagogia também constrói saberes artísticos e manuais e da possibilidade de criação de senso de comunidade entre as estudantes.

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Chapecó