FUXICA PEDAGOGIA: ARTE, MEMÓRIA E SABERES ANCESTRAIS NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Arte e Memória; Saberes Ancestrais; Cultura Popular.Resumo
O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada na oficina “Fuxica Pedagogia”, organizada pelos Laboratórios de Expressão Artística e Ludobrinc do curso de Pedagogia , em parceria com o Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária (PET-ALL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Essa ação integra arte, memória e saberes ancestrais por meio da prática artesanal do fuxico, uma técnica de costura que carrega significados culturais profundos. A historicidade contida nessa produção manual nos leva a refletir sobre a memória e a história das comunidades que a praticam, e como cada alinhavo pode ser uma forma de expressar e transmitir a cultura e a identidade de um povo. Realizada no primeiro semestre de 2025, a oficina possibilitou tecer encontros, compartilhar vivências e afetos entre estudantes e professores. Os encontros aconteceram em horários diversificados e flexíveis, para possibilitar a participação de estudantes do diurno e noturno. Durante os encontros foram proporcionados momentos de leituras poéticas, literatura, histórias e conversas, permitindo que as estudantes se conectassem e compartilhassem experiências sobre a rotina universitária, construíssem laços coletivos de apoio e ressignificassem momentos de partilha. Além disso, a oficina ofereceu material e orientação na produção de fuxicos, provocando o olhar para a arte e a cultura popular brasileira. Nesse contexto, a oficina se tornou um espaço de celebração da diversidade e da criatividade, onde cada remendo, cada ponto e cada tecido contaram uma história única e significativa. O saber manual foi transmitido organicamente, dos mais experientes para os iniciantes, enquanto diálogos sobre memórias afetivas, como as mães e avós que ensinavam a costurar, vinham à tona. Esse ritual coletivo se contrapôs à individualização da vida moderna, criando um espaço de troca e acolhimento. A oficina teve como intuito central que as estudantes pudessem sentar, conversar sobre a vida, a universidade, partilhar das experiências que a universidade proporciona ao mesmo tempo em que ocupavam as mãos para criar e dar vida, trazendo sentido ao fazer artesanal. Por fim, os objetivos da oficina foram concretizados, reforçando como a pedagogia também constrói saberes artísticos e manuais e da possibilidade de criação de senso de comunidade entre as estudantes.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giovana Cofferri de Oliveira, Andressa Carvalho Benedito, Daniela Luiza Dal Cortivo, Dra. Aline Fátima Lazarotto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

