Monitoria em Ciências Biológicas: uma visão sobre o processo de contextualização de estudantes imigrantes e indígenas ao ambiente universitário

Autores

  • Suelen Dariva UFFS
  • Dr. Daniel Galiano UFFS

Palavras-chave:

Integração ao ambiente acadêmico, Diversidade linguística, Monitoria por curso.

Resumo

O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim foi aberto oficialmente no ano de 2021, e conta com o auxílio de monitorias de ensino para promover uma melhor experiência na vida acadêmica dos estudantes, além da aproximação entre discentes e docentes. Devido a sua recente abertura, o curso ainda enfrenta dificuldades na organização pedagógica em relação a processos de evasão e quanto ao enxuto corpo docente e à sua carga horária significativa. Neste sentido, a monitoria de ensino no curso tem como objetivo central melhorar a experiência de vida acadêmica dos estudantes de forma geral e, especialmente, dos estudantes imigrantes e indígenas, que por muitas vezes enfrentam dificuldades mais acentuadas em se familiarizar ao contexto universitário. Embora existam monitores no campus para atender estas demandas específicas, a monitoria por curso também exerce papel de grande importância no atendimento desses estudantes. Assim, o método utilizado para auxiliar os discentes em dúvidas e situações rotineiras no campus é o atendimento efetuado pela monitora, sob a orientação do professor coordenador, de forma presencial ou utilizando ferramentas como as mídias sociais, dentre elas o WhatsApp, o e-mail e o Instagram do curso. Durante o período de vigência do projeto foram identificadas dificuldades na contextualização dos estudantes imigrantes e indígenas na universidade e no campus, destacando-se a timidez excessiva, possivelmente decorrente do pouco domínio da língua portuguesa na oralidade. Destaca-se que estas adversidades são inevitáveis por muitas vezes, pois processos como mudar-se de país ou sair de sua comunidade étnica, com destino a um país ou estado que detém uma cultura e um idioma completamente diferentes daqueles aos quais o estudante está habituado, podem culminar em barreiras significativas no processo de ensino-aprendizagem e na comunicação entre discentes, docentes e monitores. Neste contexto, é cada vez mais necessária a adoção de medidas de cunho institucional em colaboração com os monitores de ensino, para que esses estudantes tenham condições de aprendizagem dignas e equiparadas aos demais estudantes que não enfrentam problemas com a linguagem. Destacamos que dentre as ferramentas utilizadas pelos discentes para comunicação com a monitora e a coordenação, o WhatsApp foi o meio mais utilizado, possivelmente devido a fatores como praticidade e facilidade do uso de ferramentas de tradução de texto, o que proporciona mais segurança à comunicação dos discentes. A Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim tem ofertado cursos de línguas, inclusive de língua portuguesa, medida produtiva que deve ser amplamente divulgada e incentivada no meio acadêmico, visando melhorar a experiência acadêmica desses discentes e promover uma contextualização mais facilitada ao ambiente universitário. 

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Ensino - Campus Erechim