FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO CONTEXTO DA REGIÃO SUL
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO INTEGRAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, TEMPO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, REGIÃO SULResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o contexto da Formação Continuada do Programa Escola em tempo Integral – ETI no RS. O Ministério da Educação (MEC) institui por meio da Lei nº 14.640/2023, de 31 de julho de 2023, o Programa ETI, o qual tem como finalidade fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. O ETI é desenvolvido a partir de seis eixos estruturantes: ampliar, formar, fomentar, estruturar, entrelaçar e acompanhar. O foco, no contexto do Programa, refere-se ao eixo formar. Para tanto, o MEC em parceria com seis universidades brasileiras, UFMG, UFG, UFCE, UFBA, UFFS e UFPA desenvolve a formação continuada em nível nacional e cada universidade é responsável por uma região do país, sendo a UFFS responsável pela formação na Região Sul. O objetivo da formação é auxiliar os estados e municípios na elaboração de suas Políticas de Educação Integral. Para tanto, o processo formativo é desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle a partir do estudo de seis textos de referência que tratam sobre:1) Programa Escola em tempo integral (ETI); 2) Fundamentos da Educação Integral; 3) Políticas de educação integral em tempo integral e intersetorialidade; 4) Gestão democrática e instâncias de participação e acompanhamento social; 5) Currículo integrado; 6) O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) e seus ordenamentos jurídicos. Os textos de referência são abordados em 120 horas que se desdobram de forma assíncrona por meio de videoaulas, videocasts, participação em fóruns de discussão e organização de portfólios e, também, por meio de encontros síncronos como Meets mensais com as turmas, Webinários disponibilizados na plataforma do Youtube no link: https://www.youtube.com/@uffseducacaointegral, além de encontros presenciais em cada estado da Região Sul. Participam da formação 3320 cursistas, sendo 1192 do estado do Paraná, 789 de Santa Catarina e 1348 do Rio Grande do Sul, organizados em 60 salas no AVA Moodle. A partir da formação, espera-se contribuir com a compreensão sobre Educação Integral na perspectiva do desenvolvimento pleno do aluno em suas multidimensionalidades – cognitiva, emocional, social, cultural e física, além de potencializar reflexões sobre a organização das Políticas de Educação Integral e a necessária articulação curricular com a comunidade e o território.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caroline Eich Arenhardt, Dra. Danusa de Lara Bonotto , Dra. Ana Cecília Teixeira Gonçalves , Dra. Denise Knorst da Silva, Maria Luísa Martins Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

