JOGO DE QUEBRA-CABEÇA PEDAGÓGICO LÚDICO DEMATEMÁTICA SOBRE FRAÇÕES

Autores

  • Crislandia Raquel dos Santos UFFS
  • Cirlene de Lima Palhano Veiga
  • Raquel dos Santos
  • Priscila Ribeiro Ferreira
  • Vanilce Chagas de Souza

Palavras-chave:

Frações, Proporcionalidade, Ensino de Matemática, Aprendizagem Lúdica, Raciocínio Logico

Resumo

O jogo de frações de quebra-cabeça é uma ferramenta pedagógica lúdica voltada para o ensino de frações no contexto da educação básica. A proposta busca tornar o aprendizado mais concreto e visual, facilitando a compreensão de conceitos a fração é uma maneira de representar uma divisão entre dois números. Uma interpretação interessante para fração é a de que o numerador o todo, e o denominador representa em quantas partes esse todo foi dividido e também a equivalência e comparação de frações. Uma alternativa eficaz para tornar o conteúdo mais acessível e envolvente através da manipulação de peças que representam partes de um todo. Ao transformar o aprendizado em experiência concreta, o educador favorece a construção do conhecimento por meio da experimentação e da interação, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas, motoras e sociais, promovendo uma aprendizagem significativa. Estimulando a compreensão do conceito de conceito proporcionalidade por meio de atividades que envolvam o cotidiano dos alunos podem ser trabalhadas pelo professor a partir da educação infantil e nos anos iniciais, lúdicas que estimulem o raciocínio lógico e a aprendizagem significativa é também compreender que uma fração representa partes de um todo e identificar o numerador e o denominador por meio da visualização das partes. A atividade consiste em cartões com duas partes uma com fração numérica e a outra com uma figura em círculo divididas e colorida conforme a fração os alunos devem relacionar a fração escrita com sua representação visual, encaixando as peças como num quebra-cabeça. A dinâmica pode ser realizada individualmente ou em grupos é um desafio de montagem e troca de peças entre os participantes. Essa abordagem favorece a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Ao manipular as peças do quebra-cabeça, os alunos visualizam relações entres frações e essa associação concreta facilita a construção do conceito de fração, além de estimular a resolução de problemas por tentativa e erro, tendo como atividade principal da infância o brincar por meio do manuseio de material concreto elaborado para as crianças. O recurso pode ser adaptado para diferentes níveis de dificuldade, permitindo seu uso desde os anos iniciais até séries mais avançadas a atividade também promove a percepção visual, a coordenação motora e o raciocínio lógico. A avaliação ocorre de forma contínua e observacional, considerando a compreensão dos alunos sobre o conceito de frações, a capacidade de relacionar imagem e número, a participação ativa e a habilidade de justificar oralmente suas escolhas e o critério como montagem correta do quebra-cabeça, cooperação entre colegas e explicações sobre as frações utilizadas são considerados no processo avaliativo. O integrar o brincar com o aprender, promover o desenvolvimento cognitivo, social e efetivo dos alunos. Incentivar atividades lúdicas como essa é investir em uma educação mais significativa e participativa, que respeita os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Laranjeiras do Sul